DÚVIDAS

«Eu deduzi/induzi...»

Gostaria de saber quando uma pessoa, numa proposição bastante recorrente, usa da expressão «eu deduzi que querias dizer isso» estará correcta, em detrimento da expressão, a meu ver, mais correcta «eu induzi que querias dizer isso». Pois a indução acontece quando se parte do particular para o geral, e a dedução, do geral para o particular.

Numa situação quotidiana, qual é a expressão mais correcta a ser usada?

Resposta

Deduzir significa, neste contexto, «concluir (algo) pelo raciocínio; inferir»; portanto, está correcto. Por sua vez, induzir também pode querer dizer «concluir por meio de raciocínio lógico; inferir, deduzir». Além disso, dedução é «inferência lógica de um raciocínio; conclusão, ilação», enquanto indução é, em filosofia, «raciocínio que parte de dados particulares (fatos, experiências, enunciados empíricos) e, por meio de uma sequência de operações cognitivas, chega a leis ou conceitos mais gerais, indo dos efeitos à causa, das consequências ao princípio, da experiência à teoria».

Apesar de, em certos contextos, poderem ser vocábulos sinónimos, o verbo usual no contexto referido (e semelhantes) é deduzir. Induzir usa-se mais em frases com sentido diferente, como, por exemplo, «induziu [provocou] insegurança (na população)», «induziu [incitou, instigou] o amigo à prática da solidariedade» e «induziu [compeliu, impulsionou] o homem ao pecado, à devassidão».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa