O ensino da pronúncia da letra c às crianças - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O ensino da pronúncia da letra c às crianças

Gostava de saber se devemos ensinar às crianças a letra c como cê ou quê, pois, quando dizemos o abecedário, dizemos «á, bê, cê».

Por outro lado, quando ensino o fonema c, digo o quê de cama e de carro.

Lurdes Novo Professora do 1,º ciclo Aveiro, Portugal 4K

Habitualmente ensina-se a pronúncia /cê/, e a criança aprende, em situação, a distinguir os sons /quê/ (c antes de a, o, u) e /cê/ (c antes de e, i). O mesmo acontece com a letra g, que a criança aprende a pronunciar /guê/, mas a saber distinguir, em situação, os dois valores, /guê/ e /gê/.

É normal haver alguma oscilação, no início da aprendizagem, na designação das letras, nomeadamente do f (fê/efe), do j (jê/jota), do l (lê/ele), do m (mê/eme), do n (nê/ene), do  r (rê/erre) e do s (sê/esse). Com o tempo e a prática, a criança acaba por aprender os nomes mais usuais das letras do alfabeto.

Maria João Matos
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo