Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Eliezer Militar Fortaleza, Brasil 14K

Gostaria de saber o significado e a etimologia da palavra miasma.

Rui Bandeira Advogado Lisboa, Portugal 41K

Qual o plural masculino de cirurgião? "Cirurgiães", "cirurgiões"?

Aprendi que, nas palavras terminadas em ão, o plural se fazia tendo em conta a palavra latina no acusativo plural, caindo o n, substituído pela vogal nasal (leonem, leonesleões; manum, manusmãos; canem, caniscães).

Nesse sentido, e considerando chirurgianum, chirurgianes, penso que o correto é "cirurgiães". Mas ouço e vejo constantemente, dizer e escrever "cirurgiões" – até por amigos médicos da especialidade de cirurgia...

Lúcia Crespo Jornalista Lisboa, Portugal 7K

Associabilidade é o oposto de sociabilidade?

Carlos Silva Professor Caldas da Rainha, Portugal 5K

Na expressão «residência que se situa em frente para o pátio», é correcto usar a palavra em antes de frente?

Podia dizer-se «em frente de»? Ou apenas «em frente do pátio»?

A expressão, em suma, está correcta quanto à maneira como foi elaborada?

Obrigado.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 6K

Na frase «Rosana conheceu Eduardo antes de mim», cabe dizer que a única interpretação possível é que «Rosana o conheceu antes de conhecer a mim»? Ou haverá a possibilidade de interpretar que «Rosana o conheceu antes de eu conhecê-lo»?

Obrigado.

E feliz Natal a todos os colaboradores de Ciberdúvidas!

Mariana Carvalho Estudante Coimbra, Portugal 5K

Como se escreve: «é uma figura paralelepípeda», ou «é uma figura paralelepipédica»?

Obrigada.

José Moreira Aposentado Porto, Portugal 10K

Numa recente viagem à Madeira, a guia referiu-se, por várias vezes, ao facto de algumas ilhas do arquipélago (Desertas e Selvagens) se encontrarem "inabitadas". Como sempre ouvi dizer "desabitadas", estranhei mas contive-me.

Está correcta a expressão?

Obrigado.

Sandra Veloso Professora Porto, Portugal 16K

Vejamos os seguintes exemplos:

Exemplo 1:

«As principais contas integrantes desta classe são:

a. Vendas:

São de considerar nesta conta as vendas representadas pela facturação emitida pela empresa sobre terceiros.»

Exemplo 2:

«Assim, as principais rubricas integrantes desta conta são:

a. Terrenos e recursos naturais – como terrenos em bruto, terrenos com arranjos, terrenos com edifícios e subsolo como:

– terrenos para construção;

– propriedades rústicas e pedreiras;»

A minha dúvida surge na colocação dos dois-pontos em frases seguidas. É possível?

Maria Teresa Monteiro Vasconcelos Arq. paisagista Coimbra, Portugal 4K

Qual destes termos é mais correcto: "Estrada-património", "estrada-património" ou "Estrada-Património", para designar estradas com determinadas características?

Hugo Lopes Técnico informático Coimbra, Portugal 3K

Gostaria de saber se as palavras prefixar e sufixar são palavras antónimas. Em relação a prefixo e sufixo, também estas palavras são antónimas?