Inabitado e desabitado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Inabitado e desabitado

Numa recente viagem à Madeira, a guia referiu-se, por várias vezes, ao facto de algumas ilhas do arquipélago (Desertas e Selvagens) se encontrarem "inabitadas". Como sempre ouvi dizer "desabitadas", estranhei mas contive-me.

Está correcta a expressão?

Obrigado.

José Moreira Aposentado Porto, Portugal 6K

Sim, está correcta; o adjectivo inabitado significa «sem habitantes; despovoado». Ainda é correcto inabitar («não habitar») e inabitável («impossível de se habitar» ou «que não tem condições para ser habitado»).

Por sua vez, o adjectivo desabitado quer dizer «sem habitantes ou moradores; desocupado; devoluto; deserto». Significa ainda, como particípio passado do verbo da área da náutica desabitar, «com as voltas da amarra soltas da abita». Assim, na acepção mais conhecida e usual, desabitado significa praticamente o mesmo que inabitado.

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo