Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Parreira Lobo Despachante oficial Sines, Portugal 6K

"Pedastria" — palavra muito utilizada, ultimamente, a propósito dos casamentos de pessoas do mesmo sexo, e que não encontro em qualquer dicionário de língua portuguesa. Agradeço que, se possível, me informem se é uma palavra do nosso vocabulário e o que significa.

Grato pela atenção.

Pedro Sousa Professor Trofa, Portugal 4K

Se a um elemento masculino de uma tuna se chama tuno, como se chamará a um elemento feminino de uma tuna? No meio, utiliza-se a forma "tunante", mas será esta a correcta?

Obrigado.

Agostinho Carvalho Professor Porto, Portugal 18K

Qual a diferença entre congelação e congelamento?

Jorge Morais Professor Maia, Portugal 7K

Como se pronuncia microscópio? Eu sempre pronunciei "micròscópio", mas tenho ouvido "microscópio", sem acentuação no primeiro o.

Isso levanta-me a questão de outras palavras começadas por micro-: microfone, microssegundo, etc. Há alguma regra para as palavras começadas por micro-? E por macro-?

Desde já, muito obrigado.

Paulo Aimoré Oliveira Barros Funcionário público Garanhuns, Brasil 17K

É correto o plural cavalos-vapores?

Fico muito grato.

Eliezer Militar Fortaleza, Brasil 14K

Gostaria de saber o significado e a etimologia da palavra miasma.

Rui Bandeira Advogado Lisboa, Portugal 40K

Qual o plural masculino de cirurgião? "Cirurgiães", "cirurgiões"?

Aprendi que, nas palavras terminadas em ão, o plural se fazia tendo em conta a palavra latina no acusativo plural, caindo o n, substituído pela vogal nasal (leonem, leonesleões; manum, manusmãos; canem, caniscães).

Nesse sentido, e considerando chirurgianum, chirurgianes, penso que o correto é "cirurgiães". Mas ouço e vejo constantemente, dizer e escrever "cirurgiões" – até por amigos médicos da especialidade de cirurgia...

Lúcia Crespo Jornalista Lisboa, Portugal 7K

Associabilidade é o oposto de sociabilidade?

Carlos Silva Professor Caldas da Rainha, Portugal 5K

Na expressão «residência que se situa em frente para o pátio», é correcto usar a palavra em antes de frente?

Podia dizer-se «em frente de»? Ou apenas «em frente do pátio»?

A expressão, em suma, está correcta quanto à maneira como foi elaborada?

Obrigado.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 6K

Na frase «Rosana conheceu Eduardo antes de mim», cabe dizer que a única interpretação possível é que «Rosana o conheceu antes de conhecer a mim»? Ou haverá a possibilidade de interpretar que «Rosana o conheceu antes de eu conhecê-lo»?

Obrigado.

E feliz Natal a todos os colaboradores de Ciberdúvidas!