"Pedastria" — palavra muito utilizada, ultimamente, a propósito dos casamentos de pessoas do mesmo sexo, e que não encontro em qualquer dicionário de língua portuguesa. Agradeço que, se possível, me informem se é uma palavra do nosso vocabulário e o que significa.
Grato pela atenção.
Se a um elemento masculino de uma tuna se chama tuno, como se chamará a um elemento feminino de uma tuna? No meio, utiliza-se a forma "tunante", mas será esta a correcta?
Obrigado.
Qual a diferença entre congelação e congelamento?
Como se pronuncia microscópio? Eu sempre pronunciei "micròscópio", mas tenho ouvido "microscópio", sem acentuação no primeiro o.
Isso levanta-me a questão de outras palavras começadas por micro-: microfone, microssegundo, etc. Há alguma regra para as palavras começadas por micro-? E por macro-?
Desde já, muito obrigado.
É correto o plural cavalos-vapores?
Fico muito grato.
Gostaria de saber o significado e a etimologia da palavra miasma.
Qual o plural masculino de cirurgião? "Cirurgiães", "cirurgiões"?
Aprendi que, nas palavras terminadas em ão, o plural se fazia tendo em conta a palavra latina no acusativo plural, caindo o n, substituído pela vogal nasal (leonem, leones – leões; manum, manus – mãos; canem, canis – cães).
Nesse sentido, e considerando chirurgianum, chirurgianes, penso que o correto é "cirurgiães". Mas ouço e vejo constantemente, dizer e escrever "cirurgiões" – até por amigos médicos da especialidade de cirurgia...
Associabilidade é o oposto de sociabilidade?
Na expressão «residência que se situa em frente para o pátio», é correcto usar a palavra em antes de frente?
Podia dizer-se «em frente de»? Ou apenas «em frente do pátio»?
A expressão, em suma, está correcta quanto à maneira como foi elaborada?
Obrigado.
Na frase «Rosana conheceu Eduardo antes de mim», cabe dizer que a única interpretação possível é que «Rosana o conheceu antes de conhecer a mim»? Ou haverá a possibilidade de interpretar que «Rosana o conheceu antes de eu conhecê-lo»?
Obrigado.
E feliz Natal a todos os colaboradores de Ciberdúvidas!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações