Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Frederico Veloso Gestor Torres Vedras, Portugal 6K

Qual a forma correcta de escrever: "varredoura", ou "varredora" (máquinas para varrer)?

Rui Marques Farmacêutico Lisboa, Portugal 21K

Gostaria de saber se é igualmente correcto o uso do verbo transitivo infectar e infeccionar, ou se há alguma diferença relativamente ao seu significado ou utilização.

Obrigado.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 10K

Veja-se a seguinte frase:

«Se não adivinhava tudo, a ideia que se formara da senhora Calas não deixava de corresponder à que podia ter agora que sabia.»

Minha dúvida se prende ao fragmento «agora que sabia». Trata-se de oração adverbial temporal iniciada pela locução «agora que»? No entanto, há também a possibilidade de estar a palavra agora ligada à frase anterior: à que podia ter agora (isto é, naquele momento). Nesse caso, porém, a frase «que sabia» se me afigura incompleta. Em suma, o que conjecturo é que a formulação imaginada pelo redator deveria ser esta: «à que poderia ter agora, agora que sabia» (?), ou seja, no exemplo, a palavra agora estaria sendo usada com dupla função. O melhor seria escrever «à que poderia ter naquele momento (atualmente, naquela ocasião), agora que sabia».

Peço a gentileza de um comentário, que, desde já, agradeço.

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Portugal 4K

Sejam bem-vindos de volta! Gostaria de saber o que é mais correcto dizer-se: «Já meti gasolina», ou «Já pus gasolina»? Estou mais inclinado para a primeira hipótese, visto meter significar «introduzir» (no caso, pressupõe-se ser no depósito de combustível), mas queria confirmação.

Obrigado!

Nuno Silva Psicólogo Lisboa, Portugal 7K

Como se diz: «Ele estava carregado com fruta», ou «Ele estava carregado de fruta»?

José João Roseira Eng. ele{#c|}trotécnico reformado Vila Nova de Gaia, Portugal 7K

Durante o tempo em que prestei serviço militar, era frequente designar por "Chicos" os militares do quadro permanente, e por «meter o chico» o acto de, após o serviço militar obrigatório, seguir a carreira militar.

Gostaria muito de saber a origem dessa expressão.

Muito obrigado.

Ana Sousa Estudante Lisboa, Portugal 7K

Recentemente surgiu a "moda" de pronunciar o s como x no início de algumas palavras.

Choca-me ouvir apresentadores dizer "jornal da xete" em vez de "jornal das sete" ou "à xinco" em vez de "às cinco". Não terão os meios de comunicação o dever de pronunciar correctamente as palavras?

Este fenómeno recente torna a pronúncia portuguesa já de si bastante fechada cada vez mais desagradável ao ouvido.

Adam Luiz de Azevedo Professor Campina Grande do Sul, Brasil 26K

Gostaria de saber qual é o significado da expressão «todo e qualquer». Eu procurei em vários dicionários, como o Houaiss, o Aurélio, e o melhor que encontrei foi que todo pode significar «qualquer», e vice-versa. Em vista disso, a expressão «todo e qualquer» não é redundante?

Devo destacar que encontrei a expressão «todo e qualquer» em vários textos e livros sobre gramática e redação.

Grato pela disponibilidade.

Ricardo Gouveia Rodrigues Professor Covilhã, Portugal 4K

Será correcto usar «Programa Doutoral» para designar um curso de 3.º ciclo, ou deve apenas usar-se «Programa de Doutoramento»?

Obrigado.

Maria Silva Médica Lisboa, Portugal 4K

"Polimedicado" existe?