Qual é o superlativo absoluto sintético de solitário? "Solitaríssimo"?
Gostaria de saber, por mera curiosidade, qual é a origem da palavra presente, quando pretende significar actual ou actualidade.
Muito obrigado.
Diz-se que determinada doença é "contagiosa", ou que é "contagiante"?
Verbo suprir (presente do indicativo): Eu "supro"; tu "sopres"; Ele "sopre"; Nós "suprimos"; Vós "supris"; Eles "soprem".
É assim que se conjuga?
Qual é a expressão correta? «Ficar com os louros», ou «ficar com os logros»?
Desde já agradeço a vossa resposta.
Gostaria que me dessem a definição da palavra finissecular e me dessem uma explicação por a palavra ser reconhecida e não aparecer nos dicionários.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Gostaria de saber como se pronuncia o plural e o feminino de corço; se é "Côrças" ou "córças" e se é "côrça" ou "córça", respectivamente.
Obrigado!
Qual é a forma do presente composto com o verbo haver das seguintes frases escritas com o verbo ter?
«Tenho estudado demais ultimamente.»
«Ela tem feito de tudo para passar no vestibular.»
«Não temos conseguido estudar tanto quanto gostaríamos.»
«Já que vocês têm se comportado muito bem, merecem um prêmio!»
Obrigada!
[A respeito da resposta 28 594], não seria melhor usar o conjuntivo/subjuntivo («Embora não seja»)?
No título de uma marcha, a palavra lá deve ser escrita com inicial maiúscula ou minúscula? Qual a "versão" correcta? "Já Lá Vai no Ribeirinho", ou "Já lá Vai no Ribeirinho"?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações