Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Pedro Almeida Consultor Lisboa, Portugal 8K

Qual a melhor tradução possível para bootstrap (quando utilizado para descrever um resultado conseguido apenas à custa do próprio esforço)?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 6K

Qual seria o gentílico da Cantuária, na Inglaterra?

Muito obrigado.

Márcio Navas Bibliotecário Marília, Brasil 4K

Nunca consegui achar o verbo ("laciar"?) nos dicionários. Mas ele é usado no dia-a-dia. Por exemplo, você compra uma calça jeans e com o tempo ela "laceia", ou seja, fica mais frouxa.

Ana Loureiro Estudante Porto, Portugal 11K

Gostaria que me esclarecessem a seguinte questão:

No contexto bélico, deve dizer-se «investir contra», ou «investir sobre»?

Agradeço desde já a vossa atenção e pronta resposta.

Cristina Gonçalves Tradutora Amarante, Portugal 6K

Será correcto dizer em português «os nossos efeitos pessoais» no sentido de objectos, pertences. Agradeço desde já a resposta à minha dúvida e aproveito para deixar os meus parabéns pelo vosso trabalho!

Ana Cruz Jurista Lisboa, Portugal 6K

Diz-de «aquilatar a importância/enormidade/valor de», ou «aquilatar da importância/enormidade/valor de...»?

Antecipadamente grata.

Paulo Serra Estudante Évora, Portugal 2K

Há alguma definição para o acto de separar a gordura da carne de um animal? Procuro um termo próprio para este acto.

Obrigado.

João Costa Funcionário público Braga, Portugal 6K

Quando me cabe redigir uma acta, tenho por hábito escrever com maiúsculas "Ordem de Trabalhos" ou mesmo "Ordem do Dia" tendo, por diversas vezes, sido chamado à atenção de que não devo usar maiúsculas mas sim letra minúscula.

Podem, por favor e justificadamente, informar-me sobre qual a forma mais correcta?

Obrigado.

José Passos Reformado Santarém, Portugal 5K

Como se pronuncia Scalabis? Acentuando a antepenúltima, ou a penúltima sílaba?

Os meus agradecimentos.

Ana Oliveira Desempregada Lisboa, Portugal 5K

Gostaria de saber como se escreve correctamente as palavras: "sobresaturação" e "subsaturação".

Muito obrigada.