Qual a melhor tradução possível para bootstrap (quando utilizado para descrever um resultado conseguido apenas à custa do próprio esforço)?
Qual seria o gentílico da Cantuária, na Inglaterra?
Muito obrigado.
Nunca consegui achar o verbo ("laciar"?) nos dicionários. Mas ele é usado no dia-a-dia. Por exemplo, você compra uma calça jeans e com o tempo ela "laceia", ou seja, fica mais frouxa.
Gostaria que me esclarecessem a seguinte questão:
No contexto bélico, deve dizer-se «investir contra», ou «investir sobre»?
Agradeço desde já a vossa atenção e pronta resposta.
Será correcto dizer em português «os nossos efeitos pessoais» no sentido de objectos, pertences. Agradeço desde já a resposta à minha dúvida e aproveito para deixar os meus parabéns pelo vosso trabalho!
Diz-de «aquilatar a importância/enormidade/valor de», ou «aquilatar da importância/enormidade/valor de...»?
Antecipadamente grata.
Há alguma definição para o acto de separar a gordura da carne de um animal? Procuro um termo próprio para este acto.
Obrigado.
Quando me cabe redigir uma acta, tenho por hábito escrever com maiúsculas "Ordem de Trabalhos" ou mesmo "Ordem do Dia" tendo, por diversas vezes, sido chamado à atenção de que não devo usar maiúsculas mas sim letra minúscula.
Podem, por favor e justificadamente, informar-me sobre qual a forma mais correcta?
Obrigado.
Como se pronuncia Scalabis? Acentuando a antepenúltima, ou a penúltima sílaba?
Os meus agradecimentos.
Gostaria de saber como se escreve correctamente as palavras: "sobresaturação" e "subsaturação".
Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações