Gostaria de saber a grafia correta de "milionário" é "milionário" mesmo, ou poderia ser "milhonário".
Já encontrei em vários sites "trilhonário" também, por isso a dúvida.
Se for "milionário" somente, será "trilionário", certo?
Obrigado!
Tenho pesquisado e até hoje não encontrei (dicionários, glossários, VOLP, etc.) a grafia correta da palavra: "lavajato", "lava-jato", "lava jato" ou "lava a jato" ("lava-a-jato")? Se preferir outra opção, devo usar "lavarrápido", "lava-rápido" ou "lava rápido"? Claro que em conformidade com a nova ortografia.
Na linguagem popular, quais os nomes dados aos dedos das mãos? Exemplo: "fura-bolos", "mata-piolhos"...
Por favor, estou com dúvidas em relação a três frases e, uma vez que o vosso site me tem sido útil e esclarecedor todas as vezes que necessito, tomei a liberdade de pedir a vossa atenção.
Como é que é correcto dizer-se:
«Mesmo que assim não fosse», ou «mesmo se assim não fosse»?
«Metemo-nos por uma rua», ou «metemo-nos numa rua»?
«Estávamos de acordo em como as nossas misérias já nos chegam», «estávamos de acordo que as nossas nossas misérias já nos chegam», ou nenhuma está correcta?
Muito obrigado.
Como se chamam os naturais da "Trinitad"?
É aceitável a grafia «Alex-o-Magnata»?
Obrigado.
Quando alguém não entende um assunto, como é que se deve dizer: «tu não atinges», ou «tu não inteliges»? Ou são ambas as construções admissíveis?
Desde já vos agradeço.
Estou a desenvolver um trabalho e surgiu uma questão relacionada com a palavra máscula.
Esta palavra existe?
Em traduções de documentos estrangeiros, em particular, documentos provenientes da Comissão Europeia, quanto à palavra inglesa guidelines, tenho visto indistintamente as expressões "Linhas Directrizes", "Linhas Orientadoras", "Linhas de Orientação", "Guia" ou "Manual". Pretendia saber qual destas, ou outras, expressões é a mais apropriada.
Obrigado.
O substantivo andarilho é biforme, sendo o feminino andarilha, ou comum de dois gêneros, sendo o feminino «a andarilho»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações