Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Terrence Fraser-Bradshaw Educador Georgetown, Guiana 9K

Após ler com cuidado a resposta Concordância com «a gente», surgiu uma dúvida: se o referente extralinguístico de «sua majestade» fosse um homem, o que lhe deveria dizer num bom português «Sua Majestade está louca»? A língua portuguesa não permite a silepse de género?

De antemão, agradeço-lhes a sua douta resposta.

Maria Luísa Carvalho Reformada Santarém, Portugal 3K

Gostaria que me informasse qual a diferença entre apocalipse e profecia.

Mariana Ramos Investigadora Coimbra, Portugal 4K

Gostaria de saber se há algum verbo correspondente ao substantivo triagem. Vi, nas vossas respostas anteriores, que recomendam as expressões selecção ou escolha, por exemplo, como sinónimos. Porém, estou a referir-me à triagem realizada em contexto hospitalar, que se refere a uma avaliação inicial (screening) para orientação de um diagnóstico. Podemos estar a "triar" os doentes?

Agradeço desde já a vossa ajuda e congratulo-vos pelo excelente trabalho que realizam.

António Matias Empresário Caldas da Rainha, Portugal 49K

Quando fazemos uma frase com o termo «a gente», como deveremos compor a frase?

Ex.: «Quando a gente era garotos», ou «quando a gente era garota»?

A dúvida é se «a gente» deve ser conjugado no singular ou plural e qual o género.

Giseli Gobbo Revisora de texto São Paulo, Brasil 6K

Para sermos atendidos na recepção de uma clínica médica, aguardamos na "Sala de Espera"; e, para sermos atendidos pelo médico, aguardamos na "Subespera". Pareceu-me estranha esta palavra, seria uma espera de menor tempo ou uma "segunda" espera? Cabe este prefixo?

Obrigada!

António Silva Operário Coimbra, Portugal 11K

A palavra alerta sempre foi usada sem o "apoio" do em.

Inclusivamente, nos anos que estive na tropa, nunca ouvi ninguém perguntar a um soldado de sentinela se estava «em alerta»! Mas, unicamente, «alerta»: «estás alerta?» ou seja, «estás vigilante, de vigia, de sobreaviso, atento»?

Pelo que ouço e leio hoje, tudo ou quase tudo é antecedido por em.

Nessa lógica, será correcto escrever-se:

«Estou em atento, estou em vigilante, em de vigia»?

Será mais uma influência e adopção da maneira de escrever e de falar da língua espanhola e francesa, onde o em é abundantemente utilizado?

Por outro lado, também está em grande moda, substituir o morreu por «perdeu a vida»! Dizem: «foi encontrado sem vida», e não «foi encontrado morto», «foi encontrado com vida», e não «vivo»!

Logo, se isto está bem, porque não dizer «foi encontrado com morte»?

Na expectativa do favor dos vossos esclarecimentos, com as minhas saudações, subscrevo-me antecipadamente grato.

Alice Leivas Aposentada Porto Alegre, Brasil 33K

Qual é o certo: «horário de pico», ou «horário de pique», em relação ao trânsito?

Rogério Silva Estudante Macau, China 65K

Gostava de saber qual o significado da expressão «é de longe»:

a) «Esta solução é, de longe, a melhor de todas.»

b) «Este fenómeno é, de longe, o maior causador de poluição sonora.»

E a expressão «nem de longe, nem de perto»?

Gostava igualmente de saber o valor do verbo ser na seguinte frase:

a) «Não quero o meu chapéu, quero é a Virgínia!»

Porquê «quero é»?

Muito obrigado!

Henry Fields Médico Tomar, Portugal 15K

Devo dizer: «ocupar-me em», ou «ocupar-me com»?

José António Romo Estudante de Português Zamora, Espanha 19K

Queria saber porque o imperfeito de conjuntivo às vezes leva acento circunflexo e outras acento agudo na primeira pessoa do plural.

Obrigado pela resposta.