Após ler com cuidado a resposta Concordância com «a gente», surgiu uma dúvida: se o referente extralinguístico de «sua majestade» fosse um homem, o que lhe deveria dizer num bom português «Sua Majestade está louca»? A língua portuguesa não permite a silepse de género?
De antemão, agradeço-lhes a sua douta resposta.
Gostaria que me informasse qual a diferença entre apocalipse e profecia.
Gostaria de saber se há algum verbo correspondente ao substantivo triagem. Vi, nas vossas respostas anteriores, que recomendam as expressões selecção ou escolha, por exemplo, como sinónimos. Porém, estou a referir-me à triagem realizada em contexto hospitalar, que se refere a uma avaliação inicial (screening) para orientação de um diagnóstico. Podemos estar a "triar" os doentes?
Agradeço desde já a vossa ajuda e congratulo-vos pelo excelente trabalho que realizam.
Quando fazemos uma frase com o termo «a gente», como deveremos compor a frase?
Ex.: «Quando a gente era garotos», ou «quando a gente era garota»?
A dúvida é se «a gente» deve ser conjugado no singular ou plural e qual o género.
Para sermos atendidos na recepção de uma clínica médica, aguardamos na "Sala de Espera"; e, para sermos atendidos pelo médico, aguardamos na "Subespera". Pareceu-me estranha esta palavra, seria uma espera de menor tempo ou uma "segunda" espera? Cabe este prefixo?
Obrigada!
A palavra alerta sempre foi usada sem o "apoio" do em.
Inclusivamente, nos anos que estive na tropa, nunca ouvi ninguém perguntar a um soldado de sentinela se estava «em alerta»! Mas, unicamente, «alerta»: «estás alerta?» ou seja, «estás vigilante, de vigia, de sobreaviso, atento»?
Pelo que ouço e leio hoje, tudo ou quase tudo é antecedido por em.
Nessa lógica, será correcto escrever-se:
«Estou em atento, estou em vigilante, em de vigia»?
Será mais uma influência e adopção da maneira de escrever e de falar da língua espanhola e francesa, onde o em é abundantemente utilizado?
Por outro lado, também está em grande moda, substituir o morreu por «perdeu a vida»! Dizem: «foi encontrado sem vida», e não «foi encontrado morto», «foi encontrado com vida», e não «vivo»!
Logo, se isto está bem, porque não dizer «foi encontrado com morte»?
Na expectativa do favor dos vossos esclarecimentos, com as minhas saudações, subscrevo-me antecipadamente grato.
Qual é o certo: «horário de pico», ou «horário de pique», em relação ao trânsito?
Gostava de saber qual o significado da expressão «é de longe»:
a) «Esta solução é, de longe, a melhor de todas.»
b) «Este fenómeno é, de longe, o maior causador de poluição sonora.»
E a expressão «nem de longe, nem de perto»?
Gostava igualmente de saber o valor do verbo ser na seguinte frase:
a) «Não quero o meu chapéu, quero é a Virgínia!»
Porquê «quero é»?
Muito obrigado!
Devo dizer: «ocupar-me em», ou «ocupar-me com»?
Queria saber porque o imperfeito de conjuntivo às vezes leva acento circunflexo e outras acento agudo na primeira pessoa do plural.
Obrigado pela resposta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações