DÚVIDAS

«Sala de subespera»

Para sermos atendidos na recepção de uma clínica médica, aguardamos na "Sala de Espera"; e, para sermos atendidos pelo médico, aguardamos na "Subespera". Pareceu-me estranha esta palavra, seria uma espera de menor tempo ou uma "segunda" espera? Cabe este prefixo?

Obrigada!

Resposta

Não encontrámos nenhum registo da palavra «subespera» em nenhum dos vocabulários ortográficos (Vocalulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, 2009; Vocabulário Ortográfico do Português, da responsabilidade do ILTEC; Vocalulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2009) nem nos dicionários gerais consultados, o que revela que a mesma ainda não se encontra atestada no léxico.

Parece tratar-se de um termo utilizado em determinadas situações específícas, como a do universo dos hospitais, dos centros de saúde e das clínicas médicas, para designar uma sala «secundária» (uma vez que o prefixo sub- designa «posição abaixo ou inferior», «hieraquicamente inferior») na hierarquia do espaço físico da instituição a que pertence. A partir do contexto em que se encontra, infere-se que se trate de uma segunda sala para onde os utentes passam (aguardando a consulta de determinado médico), após terem estado na sala de espera (onde terão aguardado para fazer a triagem, por exemplo).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa