Se tivermos em conta a definição apresentada pelo Dicionário Terminológico — «Conjunto das palavras formadas por derivação ou composição a partir de um radical comum. Exemplos: mar, maré, marítimo, marinheiro, marina são palavras da mesma família» —, designação que se aproxima da da gramática tradicional, uma vez que estabelece como critério de identificação da família de palavras a ocorrência de radical comum1 —, apercebemo-nos de que não podemos deixar de verificar a etimologia das duas palavras: castelo e casa.
Ora, castelo deriva do latim castellum-, ao passo que casa provém do étimo latino casa- (cf. Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2010). Portanto, se castelo e casa não têm o mesmo radical, não pertencem à mesma família e palavras. Importa, por isso, identificar algumas palavras que se inserem nas famílias de cada desses termos.
Família de palavras de castelo: castelinho, castelozinho, castelão , castelã, castelania (castelo + -ia), castelaria (castelo + -aria), casteleiro (castelo + -eiro), casteloa, castelório (castelo + -ório), castelejo (castelo + -ejo), acastelar (a-+ castelo + ar), acastelamento (a- + castelo + -mento), acastelagem (a- + castelo + -gem), acastelado, castelo-vidense, encastelar (en- + castelo + -ar), desencastelar (des- + -encastelar).
Família de palavras de casa: casinha, casota, casita, casarão (casa+ r + -ão), casario, casaria, caseiro, casebre, casinhola, casinhoto, casitéu (casita + -éu), casota (casa + -ota), casão (casa + -ão), casar (casa + -ar), casaredo, casaréu (casa + r + -éu), casamento (casar + -mento).
Nota: Para questões deste tipo, aconselha-se a pesquisa no Portal da Língua Portuguesa e/ou no Vocabulário Ortográfico do Português, recursos em linha que têm, no seu motor de busca, disponíveis algumas opções que nos permitem obter ajuda para as palavras com o mesmo radical. Para isso, podemos optar por pesquisar uma forma tal qual como se nos apresenta («igual a»), assim como procurar palavras que contenham («contém») determinada estrutura, ou ainda que comecem («começa com») ou acabem («termina com») de determinada forma. Assim, para a palavra castelo, poderemos fazer a pesquisa por «contém», retirando a vogal final: «contém castel». Obteremos um conjunto de palavras, muitas delas não estando relacionadas com castelo e que podemos eliminar logo ou com recurso a um dicionário, ficando, no final, com as que se relacionam com a palavra que nos interessa.
1 Repare-se que, segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Celso Cunha e Lindley Cintra, «família de palavras» identifica «o conjunto de todas as palavras que se agrupam em torno de um radical comum, do qual se formaram pelos processos de derivação ou de composição» (pág. 83).