Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Liliana Machado Estudante Braga, Portugal 18K

Num texto de cariz médico, deverei usar «identificação de anomalias», ou «identificação de anormalidades»?

Agradeço a atenção.

Filipe Silva Bibliotecário Entroncamento, Portugal 3K

Relativamente à [palavra grega] peripéteia (mudança repentina de fortuna), qual é o adjectivo de peripécia? "Peripeciano", "peripeteico"? O que define estas terminações? Há algum padrão?

Rui Marques Farmacêutico Lisboa, Portugal 8K

As palavras taquicardia e bradicardia surgem na maioria dos dicionários como paroxítonas. No entanto, são muitas vezes usadas na terminologia clínica como proparoxítonas, na maioria das vezes oralmente. Posto isto, há alguma evolução da língua que permita o seu uso com acentuação esdrúxula ("taquicárdia" ou "bradicárdia")?

Obrigado.

Celeste Maria Maia Professora Aveiro, Portugal 34K

Seria possível esclarecer-me se as seguintes palavras se escrevem com hífen ou sem hífen:

meta-crítico; meta-reflexão; meta-análise; metacognitivo; metanarrativo; metadidáticas; metapráxica?

Obrigada pela atenção.

Tatiana Costa Secretária Lisboa, Portugal 10K

Gostaria de saber se, na frase «As agências de crédito devem ser/estar sujeitas a fiscalização», devo utilizar o verbo ser ou estar. Assim, a expressão correcta é «estar sujeito a», ou «ser sujeito a»?

Fábio Vasco Operador de call center Quinta do Conde, Portugal 6K

Pode-se dizer, tal como em conversa me "saiu" espontaneamente, «aquele dom é descendencial»?... Quando me refiro ao dom que uma filha tem por a mãe tê-lo, sendo uma característica que "passa" por descendência.

Obrigado.

Júlia Gouveia Estudante Lisboa, Portugal 27K

"Cúpido" ou "cupido": qual a forma correcta? Ou as duas palavras existem com significados diferentes?

Érica Matos Estudante Coimbra, Portugal 10K

O que é orografia?

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 10K

«É um cara meio esquisito, devo admitir, mas legal. Mesmo assim, você bateu nele! Por quê essa violência toda?»

Na frase acima, o acento circunflexo em «por quê» está correto? Não deveria haver uma vírgula marcando a elipse do verbo («Por quê, essa violência toda?»).

Obrigado.

Miguel Almeida Empresário Lisboa, Portugal 11K

Tenho ouvido frequentemente a expressão «molhar a sopa», com o significado de «tomar parte em, experimentar» (ex: «aquele avançado tem um enorme faro de golo, está sempre a querer molhar a sopa»).

No entanto, tinha ideia de uma expressão semelhante, «molhar o pão na sopa». São ambas expressões correctas?