Expressões como «dar os parabéns» e «cantar os parabéns» têm significados diferentes.
Enquanto «dar os parabéns» é o ato e felicitar uma pessoa, «cantar os parabéns» significa expressar-se vocalmente por meio de frases melódicas, congratulando o ouvinte.
No primeiro caso, temos ocorrência do verbo dar que faz de verbo suporte, constituindo, com o seu objeto direto, um todo semântico, neste caso com os significados de «parabenizar», «felicitar», «congratular-se consigo mesmo ou com alguém». Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss (Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss/Objetiva, 2001), a definição do sentido do verbo dar depende dos substantivos que com ele ocorrem na posição de objeto, tornando o número de aceções enorme.
No segundo caso, a ocorrência do verbo cantar surge com o significado da sua aceção geral, ou seja, «fazer ruído contínuo e cadenciado; executar cantando uma peça de música; soltar a voz para exprimir determinado sentimento». Não obstante, a expressão «cantar os parabéns» remete imediatamente para a típica canção de aniversário que se costuma cantar nessa situação.