Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Pragmática
Rosely Motta Servidora pública Campos, Brasil 15K

Gostaria de saber quais as aplicações corretas da expressão «força maior», além daquela prevista no direito civil.

Carolina Mendes Estudante Coimbra, Portugal 77K

Gostaria que me esclarecessem sobre os vários actos de fala e exemplos.

Obrigada!

Fátima Carvalho Professora Chaves, Portugal 44K

A minha questão é simples: [em Portugal] a utilização do pronome pessoal você por um aluno dirigindo-se a um professor revela falta de educação, «é feio»? Por exemplo, na frase «Você pode-me explicar novamente o trabalho?» ou «Professora, você pode chegar aqui?».

A minha pergunta deve-se ao facto de observar grande parte dos meus colegas incomodados quando tratados dessa forma e, sinceramente, não vejo razões para isso.

Provavelmente, por ter vivido muito tempo no estrangeiro, onde tirei o meu curso superior... Contudo, verifico que na televisão o uso deste pronome surge com muita frequência em debates, por exemplo, em que o entrevistador (Judite de Sousa) trata por "você" os seus entrevistados.

Grata por uma resposta.

Paulo Rodrigues de Oliveira Estudante Belo Jardim, Brasil 50K
Como identificar o locutor e o interlocutor de um texto?
Maria del Carmen Nogueira Freitas Professora Valhadolide, Espanha 6K
O que são macrofunções linguísticas (para expressar as intenções comunicativas), relacionando-se língua falada e escrita. Como posso explicar a autonomia, dependência e relações mútuas?

Obrigada.

Vladimir Patrocínio Profissional de marketing São Paulo, Brasil 22K

Gostaria de saber se utilizar as palavras «certeza absoluta» é redundância.

Muito obrigado.

Glória Silva Estudante Porto, Portugal 21K
Gostava de saber as várias categorias dos argumentos: lógicos, autoridade, experiência...
Fernando Vasconcelos Estudante Rio de Janeiro, Brasil 11K
Qual o valor semântico de cada vocábulo (é uma palavra denotativa?) nos contextos:

I — «As palavras, paralelamente, iam ficando sem vida. Já a oração era morna, depois fria, depois inconsciente...»;

II — «Nas feiras, praças e esquinas do Nordeste, costumava-se ferir a madeira com o que houver à mão; gilete, canivete ou prego. Já nos ateliês sediados entre Salvador e o Chuí, artistas cultivados preferem a sutileza da goiva ou do buril»;

III — «Ele só se movimenta correndo e perdeu o direito de brincar sozinho na rua onde mora — por diversas vezes já atravessou-a com o sinal fechado para pedestres, desviando-se de motoristas apavorados»?

Não consigo perceber os valores semânticos, exceto o último , que "parece" indicar tempo...

Ajudem-me. Obrigado.

João Pedro Capinha Portugal 76K

Como nos devemos referir a um cardeal? «Vossa excelência», «vossa eminência reverendissima», ou «vossa santidade»?

Ana Sousa Estudante Sines, Portugal 11K
Quais as características do artigo científico?

O que é?

Quem o produz?

A quem se destina?

Qual o seu objectivo?

Que tipo de linguagem utiliza?

Onde é que ele foi publicado?