Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Pragmática
Dalva Caravana Professora Paracambi, Brasil 12K

Gostaria que me explicassem os elementos de uma conversa informal (tomada de turno, sobreposição, correção, reformulação) a partir de exemplos.

Simone Batista Assistente de marketing São Paulo, Brasil 91K

Gostaria de saber qual é maneira mais correta de dizer: «amanhã pela manhã», ou «amanhã de manhã»?

Lisa Pinto Estudante Lisboa, Portugal 19K

Gostaria de saber quais os tipos de discurso existentes para além do Discurso político, que faz parte do programa de 11.º ano. Será que podemos dizer que existe um discurso poético (no sentido de declamação de um poema), ou aquilo que existe são textos poéticos divididos nas suas respectivas categorias (épico, lírico...)? E um discurso publicitário existe? Quais as principais características?

Já agora, agradecia alguma bibliografia sobre o assunto que seja do vosso conhecimento.

Agradeço desde já a atenção dispensada!

Fernando Ribeiro Engenheiro Sorocaba, Brasil 3K

Devo escrever «quando deu seis horas, a rua já estava clara», ou «quando deram seis horas, a rua já estava clara»?

M. Fátima Tomás Reformada Torres Vedras, Portugal 7K

Nas respostas anteriores, a propósito de subentendidos, referiu-se a lei do litote.

Será possível uma explicação da referida lei?

Muito obrigada.

Camyla Stephane Estudante Belo Horizonte, Brasil 40K

Gostaria de saber o que é inferência (pressupostos e subentendidos)

Fran Lau Estudante Manchester, Inglaterra 9K

Estou a fazer uma tradução e há a frase «sorriso fechado»... O que é que significa esta frase?

Obrigada!

Fábio Constantine Revisor São Paulo, Brasil 12K

«Falhar miseravelmente» e fazer algo «como se não houvesse amanhã» são expressões cada vez mais comuns. Me parecem aceitáveis e inteligíveis, mas a experiência diz que vêm do inglês, transpostas literalmente. Deveriam ser consideradas anglicismos (e evitadas como tal)?

Rosely Motta Servidora pública Campos, Brasil 14K

Gostaria de saber quais as aplicações corretas da expressão «força maior», além daquela prevista no direito civil.

Carolina Mendes Estudante Coimbra, Portugal 74K

Gostaria que me esclarecessem sobre os vários actos de fala e exemplos.

Obrigada!