Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Maria Lança Professora Braga, Portugal 7K

Gostaria de colocar aqui algumas dúvidas e espero que me ajudem a esclarecê-las.

A frase «O frasco era elegante, o perfume delicado» pode considerar-se uma frase complexa? Quais as funções sintácticas desempenhadas pelos seus constituintes?

Em casos de frases em que se estabeleçam relações de coordenação entre os seus constituintes (por exemplo: sujeito — «Tu e eu vamos ao cinema»), podemos considerá-las sindéticas?

Agradeço antecipadamente a atenção dispensada e muitos parabéns pelo excelente trabalho que desenvolvem.

Bem hajam.

Henrique A. Matos Professor universitário Lisboa, Portugal 3K

Podemos utilizar a expressão «riscos de saúde ocupacional» para nos referirmos a riscos de saúde devidos à exposição no trabalho com determinados produtos ou equipamentos?

António Antão Professor Braga, Portugal 7K

Afinal, qual é forma correcta: "Tonteria", ou "tontaria"?

Margarida Graça Professora Torres Novas, Portugal 70K

Gostaria de colocar uma dúvida sobre o plural do nome composto matéria-prima. O Dicionário Houaiss indica como plural matérias-primas mas considerando que o primeiro termo é condicionado pelo segundo tal como em couve-flor que admite no plural couves-flor e couves-flores, o plural da palavra matéria-prima não pode também realizar-se em matérias-prima?

Muito obrigada.

Rui Oliveira Redactor/revisor Liaboa, Portugal 8K

Pretendia saber da legitimidade do uso de "êntase" no seguinte texto: «A intenção fundamental das principais correntes místicas orientais não é sair de si mesmo para se unir a um Outro por amor — êxtase —, mas antes descer às profundidades do seu ser para aí descobrir que a sua verdadeira identidade une-se à do Último — êntase.» Se me puderem dar esse esclarecimento, fico-lhes grato.

Adianto que, entretanto, vasculhei a Internet e encontrei este termo aplicado a determinado tipo de meditação mística (interiorização profunda!). Digam-me o que lhes parece sobre isto. Poderá ser considerado um neologismo ou um termo do glossário religioso!?

Lídia Pinto Estudante Odivelas, Portugal 7K

Gostava de saber se, na frase que se segue, nomeadamente é um marcador discursivo e porquê:

«Ou são sobre temas tão caros aos leitores — por exemplo, o caso do padre Frederico — que o jornalista consegue ter condições profissionais, nomeadamente tempo e exclusividade, para levar a pesquisa para além do mero artigo comum.»

Muito obrigada.

Antônio Lait Aposentado São Paulo, Brasil 9K

A frase que li foi a seguinte: «A "Revolta de Barbalho", um movimento pouco conhecido ou citado na história do Brasil, constitui um marco no longo processo de desidentificação entre os interesses dos colonos e o das autoridades metropolitanas e seus representantes na colônia.» Pergunto se o termo "desidentificação" está correto.

Afonso Fernando Professor Chibuto, Mocambique 31K

Tenho dúvidas sobre o emprego das palavras corrigir e erigir. Quando se trata de identificar erros em textos produzidos por escrito, diz-se corrigir, e será que podemos utilizar o termo erigir quando se trata de "corrigir" outra pessoa ou "autocorrigir-se"?

Fátima Candeias Professora Sintra, Portugal 6K

Gostaria de saber se existe a subclasse dos determinantes relativos.

Obrigada.

Fátima Monteiro Dire{#c|}tora de qualidade Aveiro, Portugal 6K

Pretende-se preparar uma solução que vai simular determinada bebida. A esta solução chama-se "simulador" ou "simulante"?