Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O aumentativo de sapo

Qual o grau aumentativo do nome sapo?

Fátima Lopes Professora Santarém, Portugal 5K

Em relação ao aumentativo de sapo, o Dicionário Houaiss regista saparrão em duas acepções: «1 sapo muito grande; 2 Derivação: sentido figurado. Pessoa gorda e desengonçada» O Dicionário de Expressões Populares Portuguesas (D. Quixote), de Guilherme Augusto Simões, acolhe saparrão com os seguintes significados: «pederasta, homossexual; indivíduo gordo e desajeitado.»

Pode derivar-se a forma sapão, que está registada, a par de saparrão, no Dicionário de Dificuldades, de Zélio dos Santos Jota (Rio de Janeiro – São Paulo, Editora Fundo de Cultura, ). O aumentativo sapão é palavra homónima de sapão, «árvore (Caesalpinia sappan)» e o mesmo que pau-brasil; o termo vem do «mal[aio] sápang, talvez do malai[ala] chappannam, "pau vermelho", der[ivado] do verbo chava, "ser vermelho"» (Dicionário Houaiss).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia