Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
César Dutra Professor de Língua Portuguesa Poços de Caldas, Brasil 8K

Olá! Estava na Web a pesquisar sobre particularidades da pronúncia do latim clássico e encontrei esse portal. Que, por sinal, pareceu-me muito esclarecedor. Por isso, resolvi enviar-lhes esse comentário que carrega consigo uma dúvida: Eu canto num coral, e estamos às beiras de apresentar uma obra de Mozart escrita em latim, e tenho algumas dúvidas quanto à pronúncia de palavras que são grafadas com xc, c. Pois, foi-me orientado que lemos essas palavras como se pronunciássemos uma palavra com ss em nossa língua. Vocês me poderiam esclarecer essa dúvida? Desde já, agradecimentos.

Manuela Pereira Técnica superior Coimbra, Portugal 45K

«Elo de ligação» é uma expressão correcta? Por exemplo, uma autarca no seu site escreve: «pretendemos com este site reforçar os elos de ligação entre este concelho e o mundo.» Não estamos perante uma redundância?

Muito obrigada e parabéns pelo vosso excelente trabalho.

Terrence Fraser-Bradshaw Educador Georgetown, Guiana 5K

Gostaria de que tivessem a gentileza de dizer-me qual destas orações é o correcto. Se for a última, que me digam, por favor, por que é necessária a preposição: Te pago o serviço; te pago pelo serviço.

Infinitamente obrigado.

Luan Côrtes Estudante Feira de Santana, Brasil 14K

A estrutura «deixar-se ser/estar + particípio» é aceitável?

Patrícia de Souza Professora Niterói, Brasil 6K

Nas frases «Ele entrou chorando» e «O rapaz encontrou o amigo correndo», qual seria a função sintática de «chorando» e «correndo»?

Daniel Dimas Pelição Funcionário público Bauru, Brasil 13K

1. «Ele não só fala inglês, mas francês.»

«Ele não só fala inglês, como francês.»

Mas e como também são conjunções coordenativas aditivas? Não seria opcional o uso de também e ainda (mas também, como também, mas ainda) depois dessas palavras? Não só também é conjunção?

2. «Isto não é ouro, e sim ferro.»

«Isto não é ouro, senão ferro.»

E sim e senão são conjunções adversativas?

Joaquim Santos Professor Guarda, Portugal 25K

Eu costumo ensinar que a palavra floresta é um nome colectivo. No entanto, numa prova, o aluno ao responder que floresta era um nome colectivo, a resposta foi considerada errada.

Gostaria que me elucidassem sobre o assunto.

Obrigado.

Filipe Soares Professor Trofa, Portugal 4K

Gostaria de saber se possível porque não se encontra dicionarizada a palavra ininteligente, já que a encontrei em livros didáticos sobre literatura assim como no Portal de Língua Portuguesa, onde figura como adjectivo dos 2 géneros.

Obrigado.

Parabéns pelo sítio, é fenomenal.

António Alfaia Estudante Santo António das Areias, Portugal 20K

Endereço-vos uma dúvida relativa à resposta dada à consulente Maria João Duarte, que vos questionou sobre a ortografia da gargalhada: parece-me que o "ah" exclamativo não tem o mesmo som que os "ha" da gargalhada; pois enquanto o primeiro não pressupõe, comummente, uma expiração de ar antecedente, o segundo pressupõe-na, creio, assim se justificando uma diferença na ortografia; ou não será assim e a razão por detrás da resposta dada à referida consulente não tem que ver com esse aspeto fonético?

Antecipado obrigado e votos de continuação do excelente trabalho.

PS: Fiquei com dúvidas acerca da construção frásica do meu comentário.

Álvaro Faria A{#c|}tor Lisboa, Portugal 5K

Como deve pronunciar-se sobrolhos? O segundo o abre, como em olhos?

Obrigado.