DÚVIDAS

A pronúncia de palavras latinas com xc e c

Olá! Estava na Web a pesquisar sobre particularidades da pronúncia do latim clássico e encontrei esse portal. Que, por sinal, pareceu-me muito esclarecedor. Por isso, resolvi enviar-lhes esse comentário que carrega consigo uma dúvida: Eu canto num coral, e estamos às beiras de apresentar uma obra de Mozart escrita em latim, e tenho algumas dúvidas quanto à pronúncia de palavras que são grafadas com xc, c. Pois, foi-me orientado que lemos essas palavras como se pronunciássemos uma palavra com ss em nossa língua. Vocês me poderiam esclarecer essa dúvida? Desde já, agradecimentos.

Resposta

O Ciberdúvidas esclarece dúvidas de português, e não de latim, mas tentarei dar resposta ao pedido que é feito.

Como já se disse noutras respostas, o latim pode ser pronunciado de três maneiras: tradicional, eclesiástica (ou romana) e restaurada. No caso apresentado pelo consulente, há a possibilidade de usar a pronúncia tradicional, que é praticamente a do português, mas, tratando-se de uma obra de Mozart, não seria descabido optar pela pronúncia eclesiástica. Sendo assim, as palavras grafadas com xc e c serão lidas como se explica a seguir (cf. António Freire, Gramática Latina, Braga, Publicações da Faculdade de Filosofia, 1983, pág. 14):

a) o c antes de a, o, u ou consoante é sempre [k]: caput, excuso, excludo;

b) antes de e e i, xc e c são articulados, respectivamente, como "kch" e "tch" (em transcrição fonética, [kʃ] e [tʃ]): excelsis ("ekchelsis"), centum ("tchentum").

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa