Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Maíra Adriana Corre{#c|}tora ortográfica Goiânia, Brasil 28K

Quando usar abaixo ou «a baixo»?

Ricardo Alves Estudante Aveiro, Portugal 22K

Deparei-me com a palavra gramaticalmente; consequentemente, deparei-me também com uma dúvida: qual a maneira correcta? "Gramaticamente", ou "gramaticalmente"? O contexto em que a palavra se enquadra é o seguinte : «A criança deverá ser capaz de produzir frases gramaticalmente correctas, em todos os contextos.»

Obrigado.

Elisabete Brito Professora Guarda, Portugal 81K

Gostaria de saber quando se pode colocar e o que significa de facto «no prelo».

Habitualmente coloco esta expressão quando me refiro a um artigo que se encontra para publicação. É correcto?

Obrigada.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 4K

Qual é o gentílico de Hadramaute, região histórica do Sul da Península Arábica? Tenho encontrado 'hadramita', mas estou em dúvida, pois me parece palavra mal formada.

Muito obrigado.

Jorge Coutinho Funcionário público Coimbra, Portugal 6K

Como se escreve a palavra que designa um afiador de facas metálico pontiagudo: "fusil", ou "fuzil"?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 7K

O verbo desencaroçar é usual no Brasil. Tenho-o encontrado também em alguns sítios portugueses da Web, o que me faz supor que ele tenha algum uso aí entre vós, os portugueses. Tanto no Brasil como em Portugal, há utensílios denominados desencaroçador, palavra que certamente formou-se pelo verbo desencaroçar + o sufixo -dor, como ocorre com outros casos similares. Exs.: abrir + -dor: abridor; moer + -dor: moedor; coar + -dor: coador. Sempre é um verbo no infinitivo mais o sufixo mencionado.

Portanto, a existência do substantivo desencaroçador faz supor a existência do verbo desencaroçar. Ocorre, todavia, que não o encontro consignado em dicionários brasileiros de nomeada (salvo o Houaiss, que não consultei), e nem no da Porto Editora em linha.

Assim sendo, pergunto-vos se o referido verbo, que, aliás, me parece bem formado, já pode mesmo ser usado, se já foi abonado por algum dicionário respeitável, ou se há outro verbo equivalente.

Muito obrigado sempre.

Daniel Dimas Pelição Funcionário público Bauru, Brasil 11K

Há o plural do substantivo adjetivado quando ele não indica cor? Exemplos: "homens-máquinas", "eventos-monstros", "laranjas-limas".

Helena Gonçalves Professora Viseu, Portugal 11K

Na frase «De muitos destes bonecos sobram certos bocadinhos...», estarei certa se identificar as seguintes classes (antiga terminologia)?

muitos e certos — determinantes indefinidos?

Lúcia Gomes Educadora de infância/investigadora Oliveira de Azeméis, Portugal 48K

Em alguns artigos de crítica literária e outros textos (mais relacionados com análise de álbuns (enquanto obra literária para a infância) tenho encontrado a referência a elementos paratextuais da obra — indicando quer elementos do texto visual, quer elementos do texto verbal "dentro" da obra ou referências evocadas por excertos de comentários "sobre" obra, autor/a, ilustrado/a, etc. Em outros artigos, estas denominações são separadas, isto é: elementos peritextuais: tudo o que diz respeito à obra propriamente dita; elementos epitextuais: todas as referências "sobre" a obra (como comentários, dados sobre obra, autores/as, etc.). Qual a expressão mais correcta, ou estarão as duas correctas (assumindo que são todas elas "neologismos")?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 7K

Qual seria, porventura, o gentílico da Samogícia, antiga região do Leste Europeu, hoje integrada ao território da Lituânia? Caso exista, por favor, dizei-me se ele funciona como adjetivo e substantivo.

Muito obrigado.