Não encontro a palavra desencaroçar registada em nenhum dos instrumentos linguísticos de referência (portugueses e brasileiros) consultados.
Encontro, sim, o verbo descaroçar, com significado compatível com a descrição proposta pelo consulente: «tirar o(s) caroço(s) de»; «tirar o caroço ou a semente a»; «extrair os caroços ou a semente a» (Dicionário Houaiss, Aurélio, Dicionário Priberam, Infopédia, Aulete Digital). Por extensão, o mesmo verbo pode igualmente significar, por exemplo, «remover certas dificuldades»; «explicar, deslindar»; «eliminar dificuldades em»; «destrinçar»
Deste modo, e no que diz respeito ao utensílio referido pelo consulente, o termo acolhido pela generalidade dos dicionários consultados é descaroçador: «Instrumento que serve para descaroçar»; «diz-se de ou instrumento para retirar caroços»; «Aparelho, ou máquina, para descaroçar».
Relativamente à etimologia do verbo descaroçar, o Dicionário Houaiss, por exemplo, nota que o mesmo é formado do seguinte modo: des (prefixo) + caroço + ar (sufixo). Quanto ao termo descaroçador, o mesmo dicionário refere que este é construído a partir do radical do particípio passado descaroçado («sem caroço») + -or (sufixo).
Finalmente, creio que valerá a pena dizer que, apesar de desencaroçar, como já referi, não ser acolhido por nenhum dos instrumentos linguísticos consultados, o verbo encaroçar, por seu turno, surge na generalidade dos dicionários já mencionados, significando «formar caroço; tornar-se duro como caroço; intumescer»; «adquirir ou encher-se de caroços; encher-se (a pele) de erupções, tumores, inchaços»; «tornar-se duro como caroço (o seio da mulher que amamenta)».
Neste sentido, uma breve pesquisa via Google mostra-nos que o recurso ao verbo desencaroçar, como o caro consulente bem detecta, é, de facto, relativamente recorrente. Porém, na esmagadora maioria dos contextos verificados, ele não surge associado a significados compatíveis com os do verbo descaroçar, já aqui citados, mas, sim, no sentido inverso aos do verbo encaroçar, ex.: «Para desencaroçar o peito, tens de massajar com os dedos em movimentos circulares»; «Informou-nos sobre a existência de um medicamento, o Sintocinon, que serve para tornar o leite mais líquido, se com massagens não conseguirmos desencaroçar o peito». Assim sendo, e tendo em conta estes contextos muito específicos, parece-me bem construído o verbo desencaroçar. Sendo que o prefixo des- «exprime a ideia de separação, afastamento, ablação, ação contrária, de cima para baixo, intensidade, reforço» (Infopédia), podemos, por exemplo, entender desencaroçar como «fazer desaparecer/eliminar caroços».