O gentílico de Hadramaute ou Hadramute - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O gentílico de Hadramaute ou Hadramute

Qual é o gentílico de Hadramaute, região histórica do Sul da Península Arábica? Tenho encontrado 'hadramita', mas estou em dúvida, pois me parece palavra mal formada.

Muito obrigado.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 2K

O problema de formar ou identificar o gentílico correspondente ao nome da região em apreço começa logo no fa{#c|}to de haver, pelo menos, três formas atestadas: Hadramute, Hadramaut, Hadramaute.

A forma Hadramaute está registada no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (ver igualmente artigo da Wikipédia em português), mencionando-se aí Hadramute como variante, a qual, em contrapartida, é a única forma que tem entrada na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (GEPB). Hadramaut surge na Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura Verbo, mas será variante menos afeiçoada aos padrões da ortografia portuguesa.

Não há gentílico respectivo fixado pelo uso. A GEPB apresenta "Adramita", sem o h, de Hadramaute/Hadramute, mas pode bem tratar-se de lapso, uma vez que não se costuma alterar a ortografia do radical correspondente ao nome geográfico em causa; ou seja, um natural do Haiti é um haitiano, forma que mantém o h da grafia do nome do país assim chamado. O lapso em causa pode ter sido favorecido pela existência das formas adramiteu e adramitenos, que designam um povo da antiga Anatólia (Rebelo Gonçalves, Vocabulário da Língua Portuguesa). Seja como for, tomando a forma "Adramita" pela sua estrutura morfológica, que oferece a vantagem de se encontrar atestada, proponho restituir-lhe o h, confirmando Hadramita como gentílico de Hadramaute ou Hadramute.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo