Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Carolina C. Professora Campinas, Brasil 51K

Gostaria de saber por que a palavra aguardente é considerada uma composição por aglutinação. Segundo as gramáticas, é levado em conta o acento das palavras originais (água e ardente) e uma perda fonológica quando na formação da nova palavra. Apesar de cair a letra a, não identifico nenhuma perda semântica da palavra nova.

Adriana A. Tradutora Boca, Estados Unidos 13K

Por favor, gostaria de saber se tem vírgula (após a palavra proteína) na seguinte frase: «Alimentos servidos no café da manhã variam bastante de um lugar para outro, mas com frequência os grãos ou cereais, fruta e/ou legumes, uma proteína, como ovos, carne ou peixe e um fruto ou suco de legumes são incluídos.»

Luiz Alberto Analista São Paulo, Brasil 19K

Gostaria de saber o significado do provérbio (dito popular) «Gato ruivo, do que usa, cuida».

Luan Côrtes Estudante Feira de Santana, Brasil 110K

Segue-se à abreviatura P. S. (já agora, o correto é P. S., P.S., PS. ou PS?) algum sinal de pontuação para introduzir o que se escreveu depois, ou não se deve pôr nenhum? Já observei o uso de dois-pontos, travessão e até parênteses, embora particularmente tenda a dispensá-los. Aproveitando o ensejo, deve-se escrever o que vier a seguir com letra capitular, estou certo? Abaixo está um exemplo de como utilizo o recurso.

P. S. Oportunamente, a expressão latina correspondente deve ser grafada com hífen?

Parabéns pelos excelsos serviços prestados à língua portuguesa e aos seus falantes.

Zilde Souto Maior Neto Estudante Bom Jardim, Brasil 23K

Bom, eu gostaria de saber o que são verbos não significativos. Não achei aqui no site, apenas achei verbos significativos.

Paulo de Sousa Gestor Cascais, Portugal 9K

Agradeço as vossas estimadas explanações sobre a legitimidade do uso desta expressão. No entanto, a minha dúvida subsiste, pois parece-me que o significado “roubado” para a construção de «em termos de» é o de «vocábulo» e não o de «limite». Se fosse limite, não deveríamos dizer «nos [em os] termos de»? Além disso, por exemplo, a expressão «em termos sociológicos» tem precisamente o significado de «vocábulos», ou seja, as palavras próprias (terminologia) de uma arte, saber, actividade, profissão, ciência ― neste caso a sociologia. Todavia, e de acordo com a vossa análise, «em termos de sociologia» significa «na área da/nos limites da/se nos limitarmos à sociologia». Pergunto, então, como é que se explica a mudança semântica de termos nesta expressão consoante ela integre um substantivo, designando «área»/«limites», ou valha-se de um adjectivo, passando a significar «palavras»/«vocábulos»?

Carla Silva Professora Seixal, Portugal 4K

Na frase «Neva na serra da Estrela», que função sintática desempenha «na serra da Estrela»?

Carla Pereira Professora Viseu, Portugal 8K

As palavras elegível e ilegível podem ser consideradas palavras parónimas?

Fátima Carmo Professora Arouca, Portugal 3K

Dos pertence à classe dos determinantes, ou das preposições?

Ernâni Balsa Militar Lisboa, Portugal 5K

Gostava de saber se está correcta a seguinte expressão (entregando, por exemplo, uma nota de 20 euros a um empregado de mesa, dizer...): «Pague-se de 10 euros.»