Os conceitos de aglutinação e de justaposição são, sobretudo, conceitos que se relacionam com o aspeto formal das palavras, embora nem todos os gramáticos estejam de acordo na descrição de cada um dos conceitos, havendo quem considere que a existência do hífen é condição sine qua non para haver justaposição. Para outros, haverá justaposição quando duas palavras se possam dissociar e ser, de imediato, encaradas como palavras plenas. Como, por exemplo, mandachuva, de que ainda há, mesmo, quem escreva, e defenda, a forma manda-chuva.
No caso concreto de aguardente, tenho-a visto sempre associada à aglutinação, sendo, muitas vezes, um dos exemplos dados pelas gramáticas. A razão é a perda da vogal: águ(a) + ardente.
O critério de perda semântica de uma das palavras não é facilmente aplicável, ou defensável. Note-se, por exemplo, o caso de mandachuva. Com hífen ou sem hífen, não há, nesta palavra, grandes marcas do sentido original de cada uma delas… Há, sim, um conceito cultural associado ao conjunto.
Por outro lado, a identidade de sentido encontra-se também em prefixos que veiculam um sentido específico às palavras a que se associam, sem que, por isso, se questione se se trata de situações de aglutinação ou de justaposição. Estou a pensar, por exemplo, no prefixo in-, em palavras como infeliz. Parece-me claro que o prefixo in- tem um sentido que se dissocia facilmente do da palavra a que se liga. E, todavia, não falamos de aglutinação, nem de justaposição.
Pelos problemas associados à distinção das palavras compostas com base no seu aspeto formal, hoje tende a fazer-se a sua classificação, sobretudo, tendo em conta critérios morfológicos ou morfossintáticos.
Por outro lado, se tivermos em conta que a palavra aguardente já é antiga na língua, há estudiosos que defendem que, no momento atual, ela deverá ser, já, encarada como uma palavra simples. Esta posição tem em conta o facto de o estudo da formação de palavra ser pertinente na criação de novas palavras.
Para maior aprofundamento, poderá ler as diversas respostas que existem no Ciberdúvidas sobre este tema. Saliento apenas algumas: Composição morfológica vs. composição morfossintática; Palavras compostas na gramática tradicional; A formação da palavra autoconstrução.