O diminutivo suquinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O diminutivo suquinho

Mestre, cumprimentando-o pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em prol do nosso idioma, que lembra a refrega do grande Heráclito Graça contra o sr. Cândido de Figueiredo, in illo tempore, indago-lhe, a fim de esclarecer o meu filho: está errado dizer-se suquinho?

Reynaldo de Miranda Leão Professor universitário Manaus, Brasil 5K

Em nome do Ciberdúvidas, agradecemos as amáveis palavras que nos dedicou, esperando que possamos continuar a (cor)responder às expetativas dos que se nos dirigem.

Relativamente à questão que apresenta, não há dúvida de que o consulente não está errado ao utilizar o termo suquinho, porque é o diminutivo (sintético) da palavra suco (do latim succu-), substantivo/nome masculino sinónimo de «sumo» ou «seiva», «o líquido que se extrai dos vegetais e, também, da carne» (Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2010).

Repare-se que existem os graus aumentativo e diminutivo para os substantivos/nomes, graus estes que se formam com a junção de sufixos (aumentativos e diminutivos) à palavra original. Ora, -inho é um dos sufixos diminutivos atestados pelas gramáticas, a par de -ito, -zinho -zito (cf. Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 199).

Portanto, suquinho, suquito, sucozinho e sucozito  são diferentes diminutivos de suco, formas estas que indicam que «aquele que fala ou escreve põe a linguagem afetiva em primeiro plano [...]», encontrando no sufixo diminutivo um meio estilístico que elide a objetividade sóbria e a severidade da linguagem, tornando-a flexível e amável» (idem).

Eunice Marta
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo