Gostaria de obter a vossa ajuda para a seguinte frase: «Poluente é o produto ou agente responsável pela poluição.»
Como podemos classificar, nesta frase, a palavra poluente: é um nome, ou um adjetivo?
Li num edital que «o vencedor deverá apresentar as amostras de bolinhos nos recheios de chocolate, goiabada ou doce de leite». Neste sentido, o sabor apresentado refere-se apenas a um dos três sabores, ou ao de chocolate acrescido a um dos outros dois sabores?
Como se faz a divisão silábica das palavras pessoa e relógio?
Num texto encontrei a seguinte frase: «O Petinga levantou a muleta no ar, e gritou bem disposto: – Olhem! Perna de pau já eu tenho.»
Nesta frase o «bem disposto» não leva hifen?
Qual é a forma correcta: «cerveja ao metro», ou «cerveja a metro» (a ou ao metro)?
Fiz um curso de feitura de leis recentemente, e os próprios docentes não eram unânimes: decretos-leis, ou decretos-lei?
Fiquei com dúvidas sobre a grafia correta da palavra espectador, de acordo com o novo AO.
De acordo com a pesquisa que fiz, trata-se de uma situação de grafia dupla, ou seja, tanto será possível escrever espectador como espetador (dependendo de se estar no Brasil ou em Portugal?). Para mim há diferenças consideráveis, até porque há muitos anos, corretamente ou não, aprendi que o c mudo abre a vogal, implicando diferenças claras na leitura desta palavra. Podiam esclarecer-me?
Diz o texto do Acordo, na Base XVI: «... emprega o hífen nos seguintes casos: Nas formações em que o segundo elemento começa por h: anti-higiénico/anti-higiênico... arquihipérbole...»
Assim, pergunto: devemos escrever arquihipérbole, ou arqui-hipérbole?
Lobo-do-mar, peixe, constitui uma lexia, por isso se grafa com hífenes. E «lobo do mar», marinheiro velho e experiente?
Gostaria de ver esclarecida a seguinte dúvida: Qual a razão de, na frase «O João está ali», ali desempenhar a função sintática de predicativo de sujeito?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações