O que é um "pichitariano"?
Gostaria de saber se é possível utilizar os gentílicos grúzio, gruzínio, grúzico e gruzínico (presentes no Dicionário Aulete) como sinónimos de georgiano.
Muito obrigado.
Queria saber se a frase «Foi assim que sempre se fez a literatura» está na voz passiva, já que o verbo principal não está no particípio passado.
Queria saber qual das duas formas é correcta: «Hei de vos enviar», ou «Hei de enviar-vos»?
Obrigada.
Gostaria de saber como grafar a inicial da palavra região nos exemplos:
1. «a região de Campinas/SP»,
2. «Campinas e Região» e
3. «a Região Metropolitana de Campinas».
Devo usar maiúscula ou minúscula nestes casos?
Grato e parabéns pelo trabalho!
Na frase «Acho-os grosseiros e enfadonhos», considerei o sujeito nulo subentendido (eu); o predicado, «Acho-os grosseiros e enfadonhos»; «-os», complemento direto, e «grosseiros e enfadonhos», o predicativo do complemento direto.
A minha dúvida é a seguinte: o predicativo do complemento direto faz parte do próprio complemento direto? Se assim fosse, o complemento direto seria «-os grossos e enfadonhos»?
Gostaria de saber se, de acordo com o Dicionário Terminológico, os verbos no infinitivo, como, por exemplo, nomear, são considerados palavras simples, ou complexas.
Como se escreve a expressão "tia mãe", com ou sem o hífen? Ela é feita da mesma forma que a expressão tia-avó?
Na leitura do documento «Metas Curriculares – 1.º Ciclo – Português» surgiu-nos a seguinte dúvida:
Objetivo: Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos.
O que são pseudopalavras?
Em consulta ao Aulete Dicionário Online, constato que excerto, significando «trecho de um texto, fragmento de uma escrita», pronuncia-se com o e fechado, conforme indica: [ê].
Todavia, tenho visto, no STF, julgamento do mensalão, o uso da palavra com o e aberto, ou seja, "é" como pronuncia aqui Edson Silva.
Afinal, qual a pronúncia correta?
Antecipadamente grato pela atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações