Se tivermos em conta o valor de pseudo- [do grego pseudés, "falso", razão pela qual é um «elemento de formação de palavras que exprime a ideia de falso» (Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora)], apercebemo-nos de que se trata de um termo que designa uma falsa palavra, ou seja, um termo que não existe em língua portuguesa, que não faz parte do léxico, embora possa ser pronunciado.
Segundo o Relatório Final (jan. 2008–out. 2010) do Estudo Psicolinguístico sobre “Estabelecimento de Níveis de Referência do Desenvolvimento da Leitura e da Escrita do 1.º ao 6.º Ano de Escolaridade", pseudopalavras1 são definidas, entre parêntesis, como «que não têm significado mas respeitam as regras fonotáticas», tratando-se de «sequências de caracteres que compõem um todo pronunciável, mas que não possuem um significado».
Geralmente, as pseudopalavras são escolhidas (inventadas) para testar/«verificar a habilidade das crianças face a diferentes tipos de dificuldade relacionados com estrutura e comprimento silábicos, complexidade dos grafemas» e «a opção pelo uso de pseudopalavras prende-se com a necessidade de criar a situação ideal para testar os mecanismos utilizados na leitura de palavras novas. Não fazendo parte do léxico, as pseudopalavras permitem-nos interpretar os resultados por referência à influência da consoante que segue a vogal-alvo, afastando uma explicação alternativa, que seria a do conhecimento provável que as crianças teriam das palavras como um todo, caso essas fossem utilizadas. O objetivo deste estudo era examinar em que momento do percurso de aprendizagem as crianças portuguesas utilizam a informação do contexto consonântico de uma vogal para derivar a sua pronúncia» (idem).
1 Pseudopalavra é a forma (aglutinada) indicada pelo Acordo Ortográfico de 1990 no ponto 1 da Base XVI, pois só se emprega o hífen nas palavras formadas com o pseudoprefixo pseudo-, quando «o segundo elemento começa por h» ou «nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento».