Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Markus Dienel Estudante Trier, Alemanha 16K

Não seria mais correcto dizer: «Ele parece/parece-se como uma águia», e menos: «Ele se parece com uma águia», e muito menos: «Ele parece uma águia», visto que o verbo vem do latim parere (donde também provém o verbo parir), e que também está no verbo aparecer/aparecer (lat. ad+parescere; apparere=ad+parere)? Se se usar outro verbo em lugar do parecer ou aparecer, como o verbo surgir ou mostrar-se, correcto é dizer: «Ele surge ou se mostra como uma águia», e não: «Ele surge ou se mostra com uma águia», que teria um significado totalmente diferente, que é: «Ele se mostra juntamente com uma águia.» Parece-me, pois, que «parecer como» faz todo o sentido no caso em questão, e não «parecer com», que seria «parecer juntamente com». Como é óbvio, na voz passiva também seria com como: «Ele é parecido como uma águia.» E dizer: «Ele parece uma águia», isto parece-me ainda mais privado de sentido.

E também se diz: «Isso parece-me mais como uma águia», ou não? No inglês e alemão, por exemplo, também é usado o como. Inglês: He looks like («como») an eagle. Alemão: Er sieht aus wie («como») ein Adler.

Grato pelo vosso bom serviço.

Thiago Moreira Engenheiro Curitiba, Brasil 7K

Gostaria de saber se está certo empregar a vírgula no seguinte caso, pois acredito que reunião extraordinária se tornou o sujeito do verbo realizada, pelo que não se poderia separar.

«Todos os sócios daquela empresa de contabilidade foram chamados para a reunião extraordinária, realizada no fim de semana.»

Raquel Dias Estudante Tomar, Portugal 36K

Queria saber se na seguinte frase podemos, de facto, usar a forma contraída dum ou se temos de usar a expressão de um: «Preciso dum favor teu.»

Rúben Violinha Estudante Vila Nova de Milfontes, Portugal 7K

O que é um "pichitariano"?

João Paes Estudante Lisboa, Portugal 5K

Gostaria de saber se é possível utilizar os gentílicos grúzio, gruzínio, grúzico e gruzínico (presentes no Dicionário Aulete) como sinónimos de georgiano.

Muito obrigado.

Raquel Dias Estudante Tomar, Portugal 7K

Queria saber se a frase «Foi assim que sempre se fez a literatura» está na voz passiva, já que o verbo principal não está no particípio passado.

Raquel Martins Estudante Tomar, Portugal 6K

Queria saber qual das duas formas é correcta: «Hei de vos enviar», ou «Hei de enviar-vos»?

Obrigada.

Guilherme Keller Produtor cultural Campinas, Brasil 10K

Gostaria de saber como grafar a inicial da palavra região nos exemplos:

1. «a região de Campinas/SP»,

2. «Campinas e Região» e

3. «a Região Metropolitana de Campinas».

Devo usar maiúscula ou minúscula nestes casos?

Grato e parabéns pelo trabalho!

Catarina Pelicano Estudante Porto, Portugal 59K

Na frase «Acho-os grosseiros e enfadonhos», considerei o sujeito nulo subentendido (eu); o predicado, «Acho-os grosseiros e enfadonhos»; «-os», complemento direto, e «grosseiros e enfadonhos», o predicativo do complemento direto.

A minha dúvida é a seguinte: o predicativo do complemento direto faz parte do próprio complemento direto? Se assim fosse, o complemento direto seria «-os grossos e enfadonhos»?

Elisabete Moiteiro Professora Leiria, Portugal 42K

Gostaria de saber se, de acordo com o Dicionário Terminológico, os verbos no infinitivo, como, por exemplo, nomear, são considerados palavras simples, ou complexas.