Em «Ana correu de tênis», «Assim dos lábios a vida corre» e «Não corra», o verbo correr nas três frases será intransitivo. Essa minha análise está correta, ou devo pensar em transitivo indireto?
Para mim, correr não necessita de complemento, «eu corro» — o significado é completo.
No aguardo de uma resposta, desde já agradeço.
Gostaria que me esclarecessem uma dúvida que me assola há algum tempo. Na expressão «do primeiro ao último minuto» devemos fazer a concordância do plural «do primeiro ao último minutos»? Não será o mesmo que acontece em frases como: «a primeira e segunda fases»?
Obrigada.
«Quando há sol, as pessoas parecem mais alegres.»
Quando há sol é modificador frásico ou modificador do grupo verbal?
Qual a origem do apelido Farrancha?
Na frase «As crianças gostam de gelados», a que grupo pertence «de gelados».
Tenho uma dúvida em relação à formação dos plurais. Se tenho a palavra cão, cujo plural é cães, que regra gramatical me indica isso? Porque não pode ser cãos?
Como saber quando a palavra passa ao plural com o sufixo -ãos, -ães ou -ões?
Qual a tradução para a palavra gamification? Será gamificação? E, se sim, porque é que ainda não aparece nos dicionários? Como posso saber se é legítimo usar numa dissertação de mestrado?
Muito obrigado!
Considera-se que pertencem a uma família de palavras as palavras com o mesmo radical. Será que campeão é da família de campo, ou atravessar é da família de travesseiro?
Costumo ouvir «o síndrome». Creio que a palavra é feminina: «a síndrome».
Existe também, no masculino, a variante «o sindroma», palavra grave?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações