A etimologia de duzentos
Qual o certo: "duzentos" ou "dozentos"? "Dozentos" vem de «dois centos», dois não pode ter "u" no lugar do" o". Logo: "dozentos", em vez de "duzentos".
Certo?
Oração subordinada causal introduzida por que: a posição do pronome átono
Gostaria de saber se estas frases estão ambas corretas. «Eu vou descansar agora, que a aula cansou-me.» «Eu vou descansar agora, que a aula me cansou.» Agradeço desde já e congratulo-me com o vosso trabalho tão útil para quem ama a língua portuguesa.
A flexão do verbo adequar
Vi hoje na resposta de certa pergunta que o consultor conjugou o verbo adequar-se na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Ora, aprendi que esse verbo é defectivo, ou seja, trata-se de um verbo cuja conjugação é incompleta (não se conjuga nas formas rizotônicas). Modificou-se a regra?
Muito grato.
Quilombo e albino
Qual a forma certa: quilombo, ou albino?
O angolanismo esquebra
Geralmente, quando alguém é cliente assíduo ou compra algo em grande quantidade, há o costume de dar algo a mais para além daquilo que comprou. Gostaria de saber como se chama esse termo?
Será "quebra" ou "esquebra"?
Grato.
A noção de «pronúncia correta»
Existem pronúncias erradas?
Cantar e entoar
Como se diz: «cantar o hino nacional», ou «entoar o hino nacional»?
Grata.
As conjunções e e nem
«Não! Não era a ansiedade demolidora o que ele queria; muito menos o ardor vil pelas curvas crescentes de lucratividade e (nem) o papel de mera peça descartável de uma gigantesca máquina de produção.»
Na frase acima é melhor empregar e, ou nem?
Obrigado.
Finlandês e fino
Lembro-me de o meu professor de Português ter ensinado durante uma aula que os habitantes da Finlândia eram designados como "finos". Acontece que já procurei em vários dicionários e não encontro a definição e sempre vejo e ouço que são designados "finlandeses".
Grato pela ajuda que me possam prestar.
O substantivo soba e o seu género
Qual o feminino de soba?
Grata.
