Origem de «deitar e rolar»
No Brasil a expressão «deitar e rolar» é usada com o significado de «fazer o que se quer, sem se importar com as consequências».
Gostaria de saber qual sua origem.
O -m no final das palavras
Eu reparei que a maioria das línguas europeias usa n nas palavras que em português terminam em m, mesmo o francês, que também possui vogais nasais. Por que abandonamos o n, comum na Idade Média, em prol do m?
O significado de borrelhão
Na minha aldeia há uma comida típica que na oralidade me soa a "borrlhão, burlhão"(o r soa a "rr"). Na zona de Oleiros chamam maranho, e só difere do "burlhão" no ingrediente serpão, em vez de hortelã. Haverá uma maneira correcta de escrever esta palavra?
O uso de escuata para dizer cuata
Podemos pedir a um cão que escuate alguém? Ouvi de meu colega (angolano), aquando da minha ida a sua casa. Ele disse ao seu cão: «Escuata!» Seria preferível dizer cuata (interjeição que exprime incitamento) ou, então, ladra!
Espero o seu parecer.
Falsa = sótão (Açores)
Num contrato feito nos Açores aparece a seguinte descrição: «Fracção autónoma destinada a habitação, correspondente ao primeiro andar e falsa.» O que é a falsa?
Obrigado
Whistleblower, ou seja, «autor de uma denúncia»
Existe, na língua portuguesa, uma palavra que permita traduzir a ideia do que é um whistleblower que não esteja já conotada com outras figuras ou realidades (denunciante, informador, p. ex.)?
Obrigado.
Uso de letra maiúscula: «molho do Languedoc»
Diz-se «camarões ao molho de languedoc», ou «camarões ao molho de Languedoc»?
Obrigado.
Mata-bicho = pequeno-almoço = café da manhã
Como se diz: "matabicho" (ou será com hífen?), ou "pequeno-almoço"? E também: "matabichar", ou "almoçar"?
Longa vida ao Ciberdúvidas.
Juado
Joado equivale a «assanhado», «teimoso»? O termo em causa existe?
Grato.
A regência do substantivo nostalgia
Deve dizer-se «nostalgia do passado», ou «nostalgia pelo passado»?
Obrigado.
