O neologismo duodecimalizar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O neologismo duodecimalizar

Peço desculpa se esta pergunta já foi feita, mas não a via no perguntas/respostas. A questão é esta: a aplicação de duodécimos aos subsídios de Natal e férias por uma empresa pode chamar-se de outra maneira? Já li "duodecimilização", num documento (ainda por cima escrito por um advogado) que me pareceu mal; respondi a esse documento com outra palavra: "duodecimização". Qual a V. opinião? Grato pela atenção.

António Paulo Martins Godinho Engenheiro eletrotécnico Faro, Portugal 2K

De facto, não parece existir, na língua portuguesa, nenhum vocábulo que, por si só, defina o ato de aplicação de duodécimos.

Porém, quando se fala em questões do foro orçamental, parece ser comum, em termos técnicos e jurídicos, recorrer-se à expressão «regime duodecimal».

Deste modo, tal como temos, por exemplo, monumental-monumentalizar-monumentalização, Portugal, portugalizar, portugalização, plural-pluralizar-pluralização, talvez seja mais adequada e segura a opção pela sequência duodecimal-duodecimalizar-duodecimalização1 (supostamente, «ato, processo ou efeito de aplicação do regime duodecimal»). 

 1 e não «duodecimilização».

Pedro Mateus
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo