O vocábulo concursista (acolhido, por exemplo, pela Infopédia e pelo Vocabulário Ortográfico do Português, desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional) parece-me adequado, no contexto proposto, já que -ista é um «sufixo formador de adjetivos e substantivos que exprimem a noção de [...] ocupação ou ofício (ex.: acordeonista, jornalista) [...]» (Dicionário Priberam), tal como -eiro, que «ocorre [...] predominantemente em vocábulos qualificativos e/ou designativos de homens e mulheres que exercem determinados ofícios, profissões, atividades» (Dicionário Houaiss).
A palavra concursando não se encontra efetivamente registada em nenhum dos instrumentos linguísticos de referência (portugueses ou brasileiros) consultados. Porém, na linha de todos os exemplos elencados pelo consulente, e tendo em conta a nota constante do Dicionário Houaiss, referente ao sufixo -ndo [«com a noção de "o ou que deve ser (mais a noção do rad.)"»], julgo que não será descabida a sua utilização no enquadramento proposto. Se, por exemplo, o educando é «que ou aquele que está sendo educado» (Dicionário Houaiss), o concursando será «que ou aquele que se encontra a participar num concurso».
Note-se, no entanto, que o vocábulo concursando, apesar de não se encontrar oficialmente registado, não deixa por isso de ser frequentemente usado, sobretudo no Brasil.