Comemoração de um facto ocorrido há 500 anos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Comemoração de um facto ocorrido há 500 anos

Surgiu-me uma dúvida que não consigo esclarecer, apesar da pesquisa que já fiz em dicionários, prontuários, no Ciberduvidas e na Internet. Trata-se da designação dada à comemoração de um facto que ocorreu 500 anos antes. Será "quingentenário", "pentacentenário", ou nenhuma destas?

Obrigado.

Rui Maio Professor Aveiro, Portugal 5K

Em teoria, relativamente a 500 anos, a forma correspondente seria "quinquicentenário", atendendo a que o antepositivo que se associa a centenário é sempre de origem latina (daí, não ser aceitável "pentacentenário", porque penta- tem origem grega), como se confirma por bicentenário, tricentenário e quadricentenário (cf. Dicionário Houaiss). Contudo, a verdade é que, depois de quadricentenário, não se usam as formas correspondentes a 500 ou mais, pelo que se recorre a uma forma analítica: «quinto centenário», «sexto centenário», etc.

No entanto, se a questão se refere ao adjetivo ordinal, isto é, a 500.º, a palavra correta é quingentésimo (pronunciado "cuingentésimo"; transcrição fonética [kwȉʒȅ´tɛzimu], dicionário da Academia das Ciências de Lisboa). Deste modo, também poderá referir-se a comemoração da passagem de 500 anos sobre um dado acontecimento pela expressão «quingentésimo aniversário»

Carlos Rocha
Classe de Palavras: adjectivo