Qual a etimologia e a ortografia correcta de uma das designações de haxixe, "xamon"/"chamon"? E a terminação em n é lícita?
Muito embora tenha procurado em diversas fontes, foram todos os meus esforços infrutíferos. Gostaria de saber qual é a origem da expressão «bota faladura».
Agradecido.
A frase «Não se pode fumar aqui».
Gostava de saber:
1) Se o sujeito é indeterminado.
2) Qual é a função de se.
3) Se a frase tem a forma plural, nomeadamente: «Não se "podem" fumar aqui.»
Obrigada pela resposta.
«Fui eu quem/que solicitou a água», ou «foi eu quem solicitou a água»?
Gostaria de saber se posso utilizar o termo indispor como sinónimo de «não ter». Por exemplo, «indispomos de previsão de...» = «Não temos previsão de...», a fim de evitar discurso negativo na escrita de e-mails.
Obrigado!
Há verbos cujo particípio passado regular caiu em desuso ao longo dos tempos, como é o caso de pagado, do verbo pagar, usando-se agora a forma regular – pago. Existem mais verbos cujo particípio passado regular foi substituído pelo irregular?
Se um crime não está sujeito à concessão de anistia, pode-se dizer que é um «crime inanistiável»?
«Ele opôs-se à mudança de sala.»
«Ele opôs-se à Maria.»
«À mudança de sala» e «à Maria» são complementos indiretos?
Na frase «brindemos ao teu sucesso», «brindemos ao teu sucesso» desempenha a função de complemento indireto, ou de complemento oblíquo?
Encontra-se referência às formas «auto da fé» e «auto de fé», esta última com maior frequência. Qual a forma que deve usar-se?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações