Uma oração de modo
«(…) concentra a ação dramática do ator (construindo alguma dessas personagens) no exercício da pregação (…).»
Gostaria de saber se a frase que se encontra entre parênteses pode ser classificada como uma oração relativa explicativa, mesmo não tendo um pronome relativo. Caso não possa, como se pode classificar?
Obrigada.
Aforrista
Gostaria de saber da existência da designação da «pessoa que recorre aos certificados de aforro».
Obrigado.
O uso anglicizado de decadente
Ultimamente tenho reparado que em contexto culinário se usa a palavra decadente, como no exemplo «fiz uma sobremesa decadente, deliciosa».
A utilização da palavra neste contexto está correcta?
Obrigada!
Sobre a origem de piroso
Qual a origem da palavra piroso?
«Cinco réis de gente»
O que significa a expressão «cinco réis de gente»?
Acionariado
Na frase: «A participação dos trabalhadores na gestão e/ou nos lucros das empresas, o chamado accionariado do trabalho, e coisas semelhantes.»
Diz-se accionariado?
Obrigada.
Sulipa
Diz-se solipa, ou sulipa?
«Energia hídrica» = «energia hidráulica»
Qual é a designação correcta do tipo de energia renovável que se extrai da retenção de água nas barragens? Hídrica, ou hidráulica?
Fim de semana, agora sem hífen, e antes com hífen
Tive necessidade de consultar o vosso site e fiquei com uma dúvida:
Ele rege-se ou não pelo novo Acordo Ortográfico?
Foi a escrita de fim-de-semana que me chamou a atenção.
«Ter matado (e não "morto")»
É com muita frequência que se ouve nos media a expressão «ter morto». Penso haver aqui uma confusão com dois verbos, matar e morrer: «ter matado» e «ser ou estar morto». Ora, a expressão alude ao facto de ter sido morta uma pessoa, mas, neste caso, aplicando o verbo morrer, há que recorrer ao verbo ser, passando o sujeito a sujeito agente da passiva, certo? «Ter morto» está errado, sendo o correto «ter matado», não é assim?
Muito obrigada.
