Gostaria de saber se depois do verbo ter ou haver devo escrever pagado, como mandam as regras, que por acaso já li no vosso glossário. É que soa tão mal! Exemplo: Eu já tinha pagado a conta.
Podem dar-me alguns exemplos de hiatos e a definição?
O antropónimo Luísa tem mais algum significado?
Numa aldeia onde passo férias, ouço dizer, frequentemente, sassenta e satenta, em vez de sessenta e setenta. É erro ou arcaísmo?
O meu filho de dez anos insiste em escrever um dos apelidos dele, Estêvão, sem acento circunflexo. Hoje apareceu-me, felicíssimo, com um dicionário que lhe dá razão. Fiquei entre indignada e perplexa. Como pode ser?
Fora do Brasil e dos PALOP, em que país tem a Língua Portuguesa uma presença mais marcante?
Existe uma palavra alemã, "sommerloch" – que em português creio traduzir-se como "buraco de Verão" -, aplicável ao jornalismo, mas cujo sentido preciso me escapa. Refere-se às férias?
Atendendo a que o feminino de presidente é presidenta, ao endereçarmos um ofício deveremos designar «exma. sra. Presidente» ou «exma. sra. Presidenta» do Instituto Cultural de Macau?
Gostava que me esclarecessem sobre a utilização desta palavra (se é que existe ? ). Por exemplo, quando digo: " sei a tabuada decor..."; ou será "de cor"?
Gostaria de saber qual a origem do meu nome próprio: Aline.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações