Presidente / Presidenta - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Presidente / Presidenta

Atendendo a que o feminino de presidente é presidenta, ao endereçarmos um ofício deveremos designar «exma. sra. Presidente» ou «exma. sra. Presidenta» do Instituto Cultural de Macau?

José Antunes funcionário público Macau, China 7K

Embora a palavra presidenta esteja dicionarizada, e alguns especialistas (inclusivamente no Ciberdúvidas) defendam o seu uso, assim como o de «estudanta», «ajudanta», «parenta», continuo a pensar que tais formas se devem evitar na linguagem que se queira mais cuidada. A tendência popular é, de facto, «feminizar» os substantivos provenientes do particípio presente latino que não variava em género: "amans","amantis" (amante,que ama); "legens", "legentis" (lente, que lê); "audiens", "audientis" (ouvinte, que ouve). Na minha opinião, porém, a tendência popular não torna obrigatório para todos os falantes o uso das formas populares em qualquer contexto ou discurso.

Desculpem-me os especialistas, por certo mais experientes e sabedores destas coisas da Língua, mas não estou a ver um ofício de um organismo público da Educação, dirigido a uma escola, a falar na «estudanta» que perdeu o ano por faltas.

Em conclusão, se fosse eu, dirigia a carta à «Senhora Presidente».

Teresa Álvares