Nepomuceno
Gostaria de saber qual a origem do nome Nepomuceno.
Tórax e pneumotórax
Qual o plural da palavra tórax, ou pneumotórax? Pode dizer-se que o tórax é constituído por dois hemitóraces?
/Bôlso/, /bôlsos/
Se o singular "bôlso" passa para o plural "bólsos" e o singular "ôvo" passa para o plural "óvos", não seria de esperar que: Um "ôvo" num "bôlso" "rôto" passasse a dois "óvos" em dois "bólsos" "rótos"? Então porque ficam "rôtos", os "bólsos"? Obrigado!
Ângelo
Qual o significado e origens do nome Ângelo?
Opcional e optativo
Há dias, a propósito de uma conversa que tive, surgiu a dúvida se a palavra "optativo" existia. Após ter pesquisado num dicionário "on-line" (priberam.pt), observei que "optativo" existia mas "opcional" não. Questão: "opcional" existe? Se sim, tem o mesmo significado que "optativo"?
Nietzschiano
Qual o adjectivo correspondente a Nietzsche? Nietzscheano ou nietzschiano?
"Desinstalar"?
Estará correcto dizer-se 'desinstalar' para descrever a acção contrária de "instalar"?
(ex.: instalar -- colocar em local do cliente, a funcionar -- um equipamento -- conjunto de maquinaria -- versus desinstalar -- retirar o equipamento do local).
Utilizando outros termos para descrever a acção (como remover ou retirar) oiço cada vez mais este 'desinstalar', que não encontro nos dicionários que consultei.
Vamos para intervalo
Está correcta a frase "vamos para intervalo", em vez de "vamos fazer um intervalo"?
Retribuições
Gostaria de saber a diferença entre Remuneração/Salário/Ordenado/Vencimento.
Fá-lo-ei, indubitavelmente, etc.
Chamo-me Paula Fiadeiro e sou leitora de Português.
Como todos os Portugueses, creio eu, sou, por vezes, confrontada com algumas dúvidas...
Sei que a forma correcta do futuro do indicativo do verbo fazer, quando sujeito a mesóclise, é "fá-lo-ei", "fá-lo-ás", etc. Mas queria saber se as formas "fazê-lo-ei", "fazê-lo-ás" também são possíveis. Pelo menos, creio que são usadas...talvez erradamente!
Por outro lado, gostava de saber se o advérbio derivado do adjectivo "duvidoso" é "duvidosamente" ou "dubitavelmente", uma vez que "sem dúvida" é "indubitavelmente".
Já agora, gostaria que me esclarecessem se o advérbio formado a partir de "selvagem" é "selvaticamente"; e se a forma "selvagemente" (!) existe, quer no português europeu, quer no português do Brasil.
Obrigada pela atenção
