Imaginemos um título de capítulo:
Mente Sã/Corpo São
Só que queremos isto em duas linhas!
Será: Mente Sã/
/Corpo São
ou
Mente Sã/
Corpo São
Gostaria de saber qual a palavra correcta em Portugal: «parque de estacionamento» ou «parqueamento».
Obrigado e parabéns.
Gostaria de saber qual a palavra correcta em Portugal: «cartaz» ou «poster».
Obrigado e parabéns.
Sou jornalista e gostaria que me explicitassem quando se deve usar "de um" e "dum".
Será sempre admissível a contracção da preposição "de" com o artigo definido (ou indefinido)? Por exemplo, poderá escrever-se "a razão do ter convocado..." (em vez de "a razão de o...")?
Sou o autor da questão com o tema em epígrafe. Para um completo esclarecimento da mesma, cumpre-me informar que encontrei registado o termo "verossimilhança" na página 2002 (volume 5) de uma obra intitulada "Dicionário contemporâneo da língua portuguesa Caldas Aulete", 5ª edição brasileira novamente revista, atualizada e aumentada pela introdução de termos da tecnologia recente, pelo registro dos vocábulos usados no Brasil e pela extensão dos apêndices por Hamílcar de Garcia; com estudos sobre a origem e evolução da língua portuguesa, sua expansão no Brasil, e uma exposição da pronúncia normal brasileira por Antenor Nascentes. Lisboa, Edições Delta, 1987.
Trata-se de uma obra impressa na "Gráfica Editora Primor, Lda.", no Rio de Janeiro, e foi a ela que me referi (incompleta e, se calhar, impropriamente) como sendo o "Dicionário de Caldas Aulete".Precisada, assim, a referência bibliográfica indicada na pergunta que formulei, resta-me agradecer a atenção dispensada e a existência do vosso "site", que tantas dúvidas me tem tirado.
Muito obrigado.
Na resposta «Informam-se», aparece o já célebre «de que».
No caso vertente, é correcta a sua utilização?
Não deveria ser «Informam-se os alunos que...»?
Ligue as duas frases por uma relação de causa:
"Um menino solta um grito; assustou-se com o apito do barquinho de carreira."
Apareceu-me esta pergunta num teste de Português, ao que eu respondi:
"Um menino solta um grito, pois assustou-se com o apito do barquinho de carreira."
A professora assinalou a pergunta como errada.
Será que a resposta estava correcta?
Gostaria de saber qual a classificação morfológica e sintáctica do vocábulo "bronze" na seguinte frase: " o rapaz de bronze".
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações