DÚVIDAS

Doutor e professor doutor
Não sei se me podem ajudar a esclarecer duas dúvidas que surgiram numa roda de amigos. Os médicos especialistas (pediatras, dermatologistas, etc...) são equiparados com o grau de doutor, grau esse que só é dado pelas universidades? Ou pelo contrário são licenciados com uma especialização sem que lhe seja conferido o doutoramento? Quem pode utilizar o título de Professor doutor? Só os professores doutorados do Ensino Superior ou qualquer professor com doutoramento? Obrigado pela ajuda.
Gerúndio (em Portugal)
Descendente de famílias alentejanas, há muito que me interrogo sobre um fenómeno que, ao que sei, só se dá nesta região do país. Julgo que a expressão «Em jantando, logo me vou deitar» (com o significado de «Logo que tenha acabado de jantar, vou-me deitar») é correcta dentro do dialecto local. E quanto à expressão (que já ouvi inúmeras vezes) «Em jantandes, vais-te deitar»? Erro ou simples riqueza dialectal ("vox populi...")?
Sobre a pontuação, ainda
Eu sou estudante universitário de Engª de sistemas na Universidade do Algarve. Sempre tive alguns problemas aquando da colocação das vírgulas. Uma das explicações que me recordo acerca das vírgulas é que estas servem essencialmente para "permitir" ao leitor "respirar". Mesmo assim, as dúvidas persistem. Por exemplo, como será a frase "...que não têm correspondência com as chamadas efectuadas e depois de por várias vezes me ter dirigido..." Está bem pontuada? Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa