Qual a forma + correcta? "Implicados na toxicodependência" ou "Implicados com a toxicodependência"?
Na palavra Baronia (Vila Nova da), onde deve ser feita a acentuação? Porquê?
Obrigado.
Gostaria de saber se é obrigatório na abreviação de "artigo" escrever "art.º" ou se se pode usar apenas "artº".
Deve-se escrever: "construíram-se" (com acento) ou "construiram-se" (sem acento)?
Deve-se dizer, relativamente à roupa usada na caça à raposa, "equipagem de Santo Huberto" (patrono da caça) ou "equipagem de Santo Humberto"?
No inestimável Telejornal da nossa inestimável RTP 1, acabo de ouvir a expressão 'produção em massa', a propósito do fabrico das novas moedas de euro. Já não se diz produção em série, ou é só por se estar a falar de dinheiro?
Qual a origem e o significado do nome Sueli? Sei que deriva do inglês Suely, mas quero mais informações.
Por que motivo se lê o "u" em palavras como "equestre" e não se lê em palavras como "aquele"?
Obrigado, antecipadamente.
Minha outra pergunta é em relação ao verbo faltar. Por exemplo:
"Faltam professores qualificados na escola" - quer dizer que não há professores qualificados ou quer dizer que há professores qualificados, embora sejam poucos.
Da mesma forma, na frase: "falta motivação para os alunos" – a interpretação correta é: os alunos não possuem motivação ou os alunos possuem pouca motivação? Existem situações em que o verbo faltar equivale a não existir?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações