Gostaria de saber a diferença entre as palavras:
acerca de/ há cerca de
Gostaria de saber a diferença entre as palavras:
afim/ a fim
Qual a pronúncia correta do segundo "s" na palavra "subsídio"? Tem o som de "z"?
Grata.
Numa das respostas de Janeiro, vocês dizem:
Pouco é adjectivo quando colocado antes de substantivo, e varia em género e número com o substantivo que qualifica: «Poucas pessoas se salvaram no desastre».
Como pronome indefinido, também pode variar em género e número: «Poucos sabem o que se passou».
Estou perdido. Sempre achei que, na frase «Poucas pessoas se salvaram no desastre», "pouco" fosse «pronome adjectivo indefinido» - e não adjetivo.
E, em "poucos sabem o que se passou", a palavra fosse «pronome substantivo indefinido.
Não é isso?
O que são salões de sinuca. Não encontrei esta palavra nos dois dicionários de português em minha posse.
No que diz respeito as formas de tratamento em Portugal, há regras que explicam como são usadas no trabalho, na família, entre amigos, entre pessoas que não se conhecem bem (p. ex. um estrangeiro encontra um português mais novo/ do mesmo grupo etário/ mais velho. E na escola? Qual a melhor forma de tratamento quando um professor se dirige aos seus estudantes (=adultos)?
Nalgumas terras alentejanas ninguém diz beber, mas sim "buer" ou "boer" (não sei como escrever), sobretudo os mais velhos. Trata-se de uma forma arcaica ou simplesmente de um erro?
Gostaria de saber a diferença entre as palavras: «ao encontro de»/«de encontro a».
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações