Sozinho, cor não são acentuadas, de acordo com a Base XXII e Decreto-Lei n.º 32/73 das normas portuguesas em vigor e Lei brasileira n.º 5765, também em vigor. Note que se sozinho fosse acentuada, nunca o seria com acento agudo na sílaba subtónica, como fez. Já o foi com acento grave.
As regras a fixar são: a) Não se acentuam as palavras derivadas com sufixos iniciados por z ou com o sufixo -mente (ex.: somente). b) Normalmente não se acentuam as palavras homógrafas, como pega ¦pê¦ e pega ¦pé¦; colher ¦lhêr¦, colher ¦lhér¦. Mas é preciso cuidado. Na Língua, uma regra pode ser uma orientação com várias excepções (ex., no caso dos homógrafos, são excepções: pôde ¦pô¦ e pode ¦pó¦; para ¦p⦠e pára ¦pá¦, etc., etc. Em caso de dúvida, e se não dispõe de um bom corrector ortográfico no seu computador, é recomendável sempre consultar um vocabulário.
Não me é possível satisfazê-lo no seu outro pedido.
Lembro que, só por exemplo, as regras de acentuação das paroxítonas (graves) estão indicadas em nove bases das normas portuguesas em vigor. Aconselho que consulte um bom prontuário.