Podem-se empregar indiferentemente as locuções "do lado de " e "ao lado de" dando idéia tanto de proximidade quanto de concordância de opiniões?
Ex.:Ela estava ao (do) meu lado no auditório.
Ela ficou ao (do) meu lado na discussão.
Obrigado.
Na frase:...temos de deixar claro às pessoas... por que não posso dizer: temos que deixar claro... ( de ou que? ) e também: certamente as conquistas materiais nos estimulam, mas não é garantia de adquirirmos...( não é garantia de ou de que?)
Deve dizer-se " duzentos gramas de fiambre " ou " duzentas gramas de fiambre"?
Favor esclarecer-me quanto aos antônimos dos substantivos que seguem:
- iniciativa (atividade de iniciar, começar, adiantar-se) e
- manipulação ( engendrar, concatenar ação(ões) para determinado objetivo seja atingido.
Gostaria que me respondessem a esta pergunta:
Como se chamam os habitantes da ilha de Tobago?
Tobagos
Tobaguinos
Tobagonianos
Antecipadamente um muito obrigado e os meus respeitosos cumprimentos.
A bibliografia de língua inglesa sobre química da atmosfera refere frequentemente as palavras 'anthropogenic' e 'biogenic' sempre que se pretende afirmar que determinada substância possui origem em actividades humanas ou biológicas, respectivamente.
Será que a língua portuguesa permite a tradução daquelas palavras para antropogénico e biogénico?
Como exemplo de aplicação destas palavras temos:
'As principais fontes de dióxido de enxofre na atmosfera do Hemisfério Norte são antropogénicas enquanto no Hemisfério Sul prevalecem as biogénicas.'
Grato pela atenção.
Melhores cumprimentos.
Poderiam indicar-me, por favor, palavras, frases e/ou provérbios em português (e se possível também em latim) que formam os palíndromos? Agradeceria igualmente informação detalhada sobre este fenômeno linguístico (origem, finalidade etc.).
Gostava de saber se a palavra "berma" deve ser pronunciada "bêrma", tal como com a palavra "beco", ou "bérma".
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações