Quando estudei, na década de 50, o Congresso Nacional havia ratificado as instruções da Academia Brasileira de Letras para a confecção do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1943. Qualquer dúvida de ortografia era dirimida pelo citado compêndio. Mais tarde, em 1972, tomei conhecimento de modificações ocorridas, mas apenas quanto à acentuação. Perguntas:
1) O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1943, não está mais em vigor?
2) Se está, por que vejo, em alguns dicionários (não todos), a palavra "ascensão" escrita com "s", em oposição à grafia utilizada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1943 (compilado e editado em 1953, por A. Tenório D'Albuquerque), onde se lê: "ascenção", com "ç"?
Agradeço antecipadamente pelo esclarecimento e atenção que me forem dispensados.
1) Na frase "Conheci o NOVO gerente da empresa",
a palavra NOVO tem o seguinte sentido:
A) O gerente da empresa é jovem (tem pouco tempo de vida);
B) O gerente da empresa é novato na empresa (embora exista a possibilidade de que possua experiência em outras empresas);
C) É a primeira empresa em que o indivíduo trabalha;
D) Pode ser os três: depende do contexto no qual a frase está inserida.
2) Nas frases "Vou comprar um NOVO carro", "Ganhei um carro NOVO", "Este é o meu NOVO carro",
a palavra NOVO tem o seguinte sentido:
A) O carro deve ter pouco tempo de uso (por qualquer indivíduo);
B) O carro deve ter pouco tempo de existência;
C) O carro pode ser velho. (a palavra NOVO quer dizer OUTRO, significando que não é o carro que o comprador tinha anteriormente);
D) Pode ter os três sentidos mencionados acima, dependendo do contexto.
3) "Um objecto é velho, quando..."
A) Já foi muito usado;
B) Tem muito tempo de existência;
C) Tanto faz.
Tenho verificado, ultimamente, o uso abusivo da vírgula em seguida do travessão. Isso é correto?
Na frase "As comunicações, ao permitir o acesso rápido à informação, são uma óptima ajuda.", o verbo (permitir) deve assumir a forma flexionada de acordo com o sujeito da frase ou não? "Permitir" ou "permitirem"?
Encontro frequente e indiscriminadamente os termos maciço, massiço, macivo e massivo.
Quais são as diferenças entre estas palavras?
Está correta a colocação do "isto/isso" na pergunta abaixo? Como conseguimos isto?
Ou seria:
Como conseguimos isso?
Trabalho com textos científicos sobre doenças em plantas, e tenho algumas dúvidas quanto às frases seguintes: "O vírus do mosaico amarelo do salsão ('celery yellow mosaic virus', CYMV) possui partículas alongadas (760 x 15nm), flexíveis, induzindo a formação de inclusões típicas dos Potyvirus (KITAJIMA & COSTA, 1968; KITAJIMA & COSTA, 1978). Além do salsão, o CYMV ataca também salsa e coentro." Na primeira, as partículas induzem "à" formação ou "a" formação? Na segunda frase, eu gostaria de saber se é melhor escrever "Além do salsão, o CYMV ataca também salsa e coentro" ou "Além de salsão, o CYMV ataca também salsa e coentro" ou "Além do salsão, o CYMV ataca também a salsa e o coentro".
Antecipadamente agradeço.
Pode-se utilizar "selar" no sentido de fechar?
Pode-se utilizar "selar" no sentido de colocar algo que evite a abertura, por exemplo, "selar a tampa da caixa com fita adesiva"?
Selar em português pode ter significados semelhantes aos da palavra "seal", tal como vedar, encerrar?
É "ozono" que se escreve (como vem por exemplo no Porto Editora) ou "ozone" (como aparece no Lello e no prontuário da Ed. Notícias)? Quais são os fundamentos para cada uma destas versões?
Trabalho com textos científicos sobre doenças em plantas, e tenho uma dúvida quanto à frase seguinte:
Em algumas cultivares de cenoura, como "Nantes", ao invés da clorofila forma-se outro pigmento, a antocianina (...)
É certo escrever "ao invés de" na frase acima?
Antecipadamente agradeço.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações