É normal ver-se escrito queratometro, mas ultimamente tem surgido alguns textos com ceratometro. Qual a forma correcta de escrever a palavra acima indicada? E como se pronuncia correctamente?
Obrigado.
Tenho conhecimento de que se utiliza o termo herbivoria como tradução do termo inglês "herbivory". Gostaria de saber se o termo é correcto.
Frequentemente ouço pronunciar a palavra treze como "treuze". Gostaria de saber se existe qualquer justificação para tal.Tratar-se-á de uma vocalização, tal como em "auga"? O mesmo poderia dizer de "saulsicha" por salsicha, palavra que creio relativamente recente, inviabilizando a justificação de arcaísmo.
Muito obrigado.
"A mulher praguejou como estava previsto."
Que nome dar à oração subordinada "como estava previsto"?
Sei que na região da minha mãe (Póvoa de Lanhoso) usam o termo bocanho/canho para pedaço ou aberta mas não encontro essa definição nos meus dicionários.
Sei que na região da minha mãe (Póvoa de Lanhoso) chamam "c(a)lipes" aos Eucaliptos. Está o termo incorrecto ou deve ser considerado um regionalismo?
Gostaria que me esclarecessem sobre qual é o feminino de "capitão" (mulher com idênticas funções às do capitão), visto já ter encontrado "capitã" e "capitoa" (dicionário da Porto Editora).
Obrigada.
Que nome se dá em português às peças de metal que servem para prender folhas: são clips ou clipes?
Nunca sei se o certo é encaminhamos-lhes ou encaminhamo-lhes. O mesmo problema para encaminhamos-vos ou encaminhamo-vos. E, por fim, é subescrevemos-nos ou subescrevemo-nos? Agradecia se me pudessem dirimir essas dúvidas com que, muita vez, deparo ao topar com um memorando.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações