As minhas desculpas mas apenas agora me foi possível voltar ao vosso contacto, para informar sobre o contexto em que se insere a expressão 'pro rata temporis'.
Num orçamento, depois de apresentado o preço de um acessório, consumível, para um equipamento (mais concretamente, uma ampola de RX para um TAC - Tomografia Axial Computadorizada), surge esta expressão associada ao período de garantia do acessório, com a seguinte redacção: «garantia: um ano pro rata temporis ou garantia: um ano ou 70.000 disparos pro rata temporis», onde (segundo depreendo) a garantia é dada contra defeitos de fabrico, pelo período de um ano e/ou até a ampola ter efectuado um número igual ao do seu tempo médio de vida útil (70.000 disparos).
Consultei um dicionário de latim, onde:
"pro rata" (Lívio, 45, 40, 5), em proporção; distribuindo ou recebendo a parte que lhe coube em rateio; ainda, mais à frente, no mesmo dicionário…
"pro tempore" (loc. lat. por ex. Virgílio, Buc. 7, 35), conforme a ocasião ou as circunstâncias.
Perante o exemplo acima enunciado, está correcta esta expressão em latim?
Agradeço os vossos comentários.
Tissular e tecidular referem-se a tecidos, ou seja: são usados em frases como 'composição tissular (ou tecidular)', que quer dizer a composição em tecidos (músculo, gorduras e osso) do animal.
Será que existem estas palavras?
E se existem qual delas deverei utilizar?
Obrigado pela vossa atenção,
Quantos fonemas há no português de Portugal? E no do Brasil?
A SIC dá-me cabo da cabeça anunciando a Torre de «Bábél». É legítimo pronunciar a palavra dessa forma ?
Um amigo escreve-me: "um lancerote é um quidam que ajuda o cavalo no acto da padreação".
Tento confirmar e só encontro lançarote (Aurélio). Qual a palavra correcta?
A questão é a seguinte, eu posso utilizar a frase «quando eu ser velho»? Ou «quando eu for velho»?
Na frase: "Eles ficaram frente a frente" ou "olharam-se cara a cara", estas 2 expressões têm hífen? Porquê?
Obrigada.
O habitante do arquipélago das Molucas chama-se moluquenho?
Como analisar morfológica e sintaticamente os termos "tais" e "como" na expressão "tais como", dada no exemplo seguinte:
"A vírgula é usada para separar certas palavras e expressões explicativas, tais como: por exemplo, ou melhor, isto é, então, etc."
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações