Gostaria de saber se alguma das formas seguintes é correcta:
«Estou certo que me vai responder.»
«Estou certo de que me vai responder.»
Muito obrigada.
Gostaria de saber o que são fatores regionais e fatores naturais.
Sinceramente.
Apesar do entendimento de algumas regras de gramática, persiste a dúvida com relação à separação silábica. Na palavra "situações" qual seria a separação correta?
Rodrigo de Matos Morales, 9 anos, 4.a série do primeiro grau - São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil.
Obrigado antecipado pela ajuda!
Poderão dizer-me a História da Língua Portuguesa no ano 400 a.C.?
Gostaria de saber como se conjuga o verbo CRER no presente do indicativo. Esta pergunta foi motivada pela resposta dada anteriormente e referente a este verbo.
Abraços e muito obrigado.
Em artigos de opinião, de cariz político, vê-se frequentemente a alusão a "albergue espanhol", no sentido de um lugar onde cabe toda a gente. Refiro-me à imprensa, como é evidente. Ocorre-me que a expressão poderá ter a ver com peregrinos e seus lugares de acolhimento.
Grato por um esclarecimento.
Qual das formas abaixo está correta?
1) Quem se arrependerá de ter chegado mais cedo?
2) Quem arrepender-se-á de ter chegado mais cedo?
3) Quem arrependerá de ter-se chegado mais cedo?
4) Quem arrependerá de se ter chegado mais cedo?
Já me ensinaram os senhores, em pergunta anterior, que em "mos + nos" o "mos" perde o "s".
A dúvida agora é no "mos + NO". Às voltas, mais uma vez, com um memorando, indago-me: seria "cientificamo-no ou cientificamos-no"?
Obrigado pela atenção.
Na frase: "Dói-me ver tantas mentiras". Qual é o sujeito?
Muito obrigado.
Numa aula, a professora aplicou uma palavra, que me pareceu ser «diassistema», com o significado de «sistema organizado». No entanto, não sei se terei entendido bem, pois esta palavra não vem no dicionário.
Gostava de saber se «diassistema» existe, ou qual será a palavra correcta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações